EnglishEspañolPortuguês

FUTURO SOMBRIO

Maioria dos brasileiros prevê ser afetada por mudanças climáticas

Levantamento do Instituto Datafolha aponta que 9 em cada 10 pessoas acham que vão sofrer com eventos extremos. Maioria também acredita que os mais pobres serão os mais prejudicados

6 de abril de 2023
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Roosevelt Cassio/Reuters

Pesquisa Datafolha mostra que 9 em cada 10 brasileiros acreditam que vão sofrer com os impactos das mudanças climáticas em sua vida pessoal em um período de cinco anos. Há também um consenso sobre o grupo mais prejudicado: para 95% dos entrevistados, é a parcela mais pobre da população que sofrerá com os efeitos. Para 24%, ricos sofrerão na mesma medida. O levantamento foi publicado nesta quinta-feira (6) pelo jornal Folha de S.Paulo.

O Datafolha realizou a pesquisa nos dias 29 e 30 de março. Foram ouvidas 2.028 pessoas com mais de 16 anos em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Entre as mulheres, 70% declararam que haverá muito prejuízo em sua vida pessoal. Entre os homens, o índice é de 62%. Também há diferença de percepção entre pessoas pretas e pardas (69% declararam que terão muito prejuízo) e brancas (61%).

Um relatório organizado pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, grupo de pesquisa ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrou em 2020 que os efeitos de mudança climática que terão o maior impacto no Brasil são as alterações no regime de chuvas. Regiões de Mata Atlântica e ao Sul e Sudeste tendem a registrar mais chuvas nos próximos anos. Outras, como o Cerrado e a Caatinga, enfrentarão secas maiores.

A pesquisa também mediu a percepção sobre as mudanças climáticas conforme o voto em outubro de 2022. A indicação foi de que o receio sobre os efeitos supera a divisão política entre Lula e Bolsonaro, pois 89% dos eleitores do petista e 88% dos eleitores do ex-presidente apontam que haverá prejuízo em suas vidas. A agenda ambiental de ambos, porém, é totalmente distinta: Bolsonaro apostou no negacionismo climático. De volta à Presidência, Lula prometeu medidas como zerar o desmatamento na Amazônia e de outros biomas brasileiros até 2030.

Fonte: Nexo

Você viu?

Ir para o topo