(da Redação)
Se houver um paraíso dos gatos, ele provavelmente se parece com esse lugar.
O local é chamado The Cat House on the Kings, o maior santuário de gatos conhecido no mundo, onde mais de 700 gatos convivem em um terreno de 12 acres em Parlier, na Califórnia (EUA).
Desde a sua fundação em 1992, o santuário e centro de adoção sem gaiolas, não letal e para toda a vida, já salvou mais de 20 mil gatos e 6 mil cães, sem mencionar o número de cabras que também vagam pela propriedade ajudando a manter a grama em dia.
“Eu sempre senti que, se eles não têm um lar, pelo menos eles têm uma vida”, disse Lynea Lattanzio, a fundadora, em um vídeo de apresentação do santuário. “Para mim, não é vida se eles estiverem em uma gaiola. Eles precisam ser capazes de correr na máxima velocidade e escalar uma árvore. Isso é ser um gato”.
A fotógrafa Christina Gandolfo fez uma visita ao local na primavera de 2013, para documentar o abrigo como parte de um projeto pessoal.
“Literalmente, dentro de segundos quando eu me ajoelhava para pegar a minha câmera, eu tinha gatos em minhas costas, escalando em minhas pernas e em volta dos meus cabelos”, contou ela ao Huffington Post em um e-mail no qual relatava a experiência de caminhar por um santuário povoado por aproximadamente mil gatos. “Era tão claro que eles associavam pessoas a amor, cuidado e atenção. E eles simplesmente não se cansam de dar carinho”.
“São necessários muito trabalho e voluntários para manter o santuário funcionando”, acrescentou Christina. “Se por um lado é uma utopia, você vê animais com necessidades médicas (que estão sendo tratadas) e que estão verdadeiramente implorando por atenção…Eu quero que todos saibam que os gatos estão disponíveis para adoção”.
Veja algumas fotos de Christina a seguir: