Por Patricia Tai (da Redação)
Conforme vem sendo noticiado, os ursos passaram a ser, na América do Norte e sobretudo nos Estados Unidos, animais deslocados, com o seu habitat reduzido e invadido pela urbanização. Com isso, uma nova cena infelizmente tem se tornado comum: filhotes de urso dentro de latas de lixo.
Isso se dá pois as mães urso – que vêm perdendo as fontes naturais de alimento – tentam encontrar comida nas lixeiras. Os filhotes, que as seguem, muitas vezes caem dentro dos grandes receptáculos e não conseguem sair sem ajuda. A tampa se fecha, e um ou mais pequeninos acabam ficando presos.
Recentemente, uma cena de uma mãe urso tentando resgatar seu filhote de dentro de uma lata de lixo foi capturada em vídeo por um canal de TV americano e comoveu a mídia internacional.
O incrível vídeo da KLTA-TV Channel 5 – clique aqui para assistir -, filmado em Azusa (Califórnia, EUA), mostra o desespero da mãe tentando libertar o filhote preso em uma grande lata de lixo de metal, até o Departamento de Vida Selvagem chegar ao local para dar auxílio. As informações são do Huffington Post.
Ela tenta abrir a tampa da lata, com a boca e com as patas, sem sucesso. Um outro filhote que ronda a lata sobe e tenta também. Em seguida, eles passam a pesquisar inocentemente uma outra forma de libertar o filhote, pela parte de baixo, o que se vê no momento em que eles farejam a parte inferior.
É quando chega o carro do Departamento de Vida Selvagem, com as sirenes ligadas. Os animais se assustam com a presença dos humanos e se escondem mas permanecem bem próximos, enquanto os funcionários abrem a lata e o filhote sai e vai diretamente ao encontro da mãe e do irmão.