EnglishEspañolPortuguês

EMOCIONANTE

Mãe septuagenária: Wisdom, a ave mais velha do mundo, é clicada acariciando novo filhote; assista

A albatroz de 74 anos botou seu último ovo – pelo menos até o momento – em novembro de 2024; animalzinho nasceu em 30 de janeiro deste ano

20 de fevereiro de 2025
Renata Turbiani
5 min. de leitura
A-
A+
Wisdom conhece seu filhote recém-nascido pela primeira vez no Atol Midway — Foto: Reprodução/redes sociais

Wisdom, a albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis) que teve um filhote no auge dos seus 74 anos de idade, foi flagrada cuidando com todo o carinho do animalzinho. O registro, feito há alguns dias por Dan Rapp, voluntário do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos, no Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway, no Oceano Pacífico, mostra ela alisando com o bico as penas felpudas do filho.

Considerada a ave selvagem mais velha do mundo, Wisdom, assim como faz há sete décadas, retornou ao Atol Midway, no Oceano Pacifico, na esperança de procriar. E conseguiu: ela botou o último ovo em 26 de novembro do ano passado, após um intervalo de quatro anos. Por sorte, o embrião estava viável e o ovo não foi atacado por nenhum predador.

Quando ele eclodiu, em 30 de janeiro deste ano, era o seu companheiro quem estava tomando conta do ninho. A mamãe, segundo a Smithsonian Magazine, estava no mar recuperando a energia e se alimentando.

Ave teve até 30 filhos

Wisdom foi anilhada (marcada com um pequeno anel na pata) pelo falecido biólogo norte-americano Chandler Robbins em 1956. Naquela época, ela já havia posto um ovo e, como os albatrozes de Laysan normalmente atingem a maturidade sexual aos cinco anos de idade, é estimado que ela tenha pelo menos 74 anos.

Biólogos acreditam que a ave tenha botado entre 50 e 60 ovos ao longo da vida, dos quais até 30 filhotes se desenvolveram. Wisdom provavelmente teve ao menos três companheiros, incluindo seu parceiro de longa data Akeakamai. Essa espécie geralmente acasala para a vida toda, mas quando Akeakamai parou de retornar ao Atol Midway nos últimos anos, a velha senhora teve que encontrar um novo pretendente.

“Foi emocionante vê-la retornar no ano passado e começar a cortejar e dançar com os outros pássaros”, disse Jon Plissner, biólogo da vida selvagem do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, ao NPR em dezembro. “Não sabíamos como ela reagiria à perda de um companheiro na idade dela, então vê-la se divertindo com os outros pássaros nos deu esperança.”

Ainda não se sabe muito sobre o novo companheiro, já que ele só foi anilhado no final de novembro de 2024. A partir disso, os especialistas agora conseguirão obter mais informações.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo