O parque de diversões Broward County Fair, localizado na Flórida (EUA), está sendo denunciado por ativistas em defesa dos direitos animais por explorar cães e macacos em uma espetáculo ao vivo. Os animais são obrigados a protagonizar uma espécie de rodeio chamado Banana Derby, no qual os macacos usam fantasias de vaqueiros e montam cachorros.
O show está sendo realizado diariamente. Testemunhas afirmam que os animais são mantidos acorrentados até chegar o momento da performance. A organização PETA está liderando uma campanha para que o parque seja punido por crueldade contra animais, uma vez que a prática fere a legislação de proteção animal, e seja forçado a abolir o espetáculo.
Rachel Mathews, porta-voz da ONG, reforça que, além de ser estressante para os animais, é antiético, ilegal e estimula a sociedade a banalizar os maus-tratos a animais. “É o século 21, e acorrentar macacos aterrorizados às costas dos cães coloca os animais em perigo e horroriza qualquer pessoa que conheça e respeite a vida selvagem”.
A PETA está chamando ativistas da Flórida para realizar um protesto em frente ao parque no próximo fim de semana com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a exploração e crueldade contra animais escravizados para o entretenimento humano.