EnglishEspañolPortuguês

Macacos entram em condomínio em busca de alimentos em cidade do interior de São Paulo

10 de novembro de 2011
2 min. de leitura
A-
A+
Macacos-prego buscam restos de alimentos deixados por turistas que nos fins de semana visitam estância turística de Sales (SP). Foto: Acácio César da Silva/ UOL

Macacos-prego viraram presença constante para moradores de um condomínio de casas no município de Sales (435 km de São Paulo). Eles entraram a cidade em busca de comida e, em habitat, ultrapassam todas as barreiras barreiras: pulam cercas, muros altos, grades e, se for preciso, destelham as casas em busca de alimento.

O município é uma estância turística e tem uma prainha que atrai centenas de visitantes todos os finais de semana. Essa é a raiz do problema: os turistas acham graça nos animais e costumam alimentá-los, que ficaram acostumados a se aproximar dos seres humanos. O dia em que eles vêm à cidade é geralmente segunda-feira, quando os turistas vão embora e deixam muitos restos de comida no lixo.

Foto: Acácio César da Silva/ UOL

O prefeito da cidade, Genivaldo de Brito Chaves (DEM), disse ao UOL Notícias que o problema dos macacos na cidade surgiu porque as moradias já chegaram muito próximo da mata que lhes serve de habitat.

“As pessoas é que invadiram a casa deles. Infelizmente, agora não se pode fazer nada, temos que conviver com isso”. Sales informou que a mata onde vivem os animas tem 100 alqueires de extensão e não há como controlar o acesso dos macacos à cidade. “Além de macacos temos onças e toda espécie de animal silvestre aqui pertinho”.

Os animais reviram o lixo quando não encontram comida, e um deles ficou com um dos braços entalado numa lata. No início desta semana ele foi capturado pela Polícia Ambiental e levado ao Hospital Veterinário da Unirp, em São José do Rio Preto, onde recebeu um curativo na pata machucada. O animal será reintroduzido à natureza.

Foto: Acácio César da Silva/ UOL

Fonte: UOL

Você viu?

Ir para o topo