Um macaco-prego, com cerca de 40 anos de idade, foi resgatado de uma pequena jaula durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). O resgate do animal, que tem cerca de 40 cm de tamanho, foi feito nesta semana, no município de Sertânia, no interior de Pernambuco.
O animal foi encontrado isolado em uma espécie de jaula de ferro, sem alimentação, em uma das residências fiscalizadas. O resgate do macaco prego foi possível depois de denúncias, que apontavam locais em que animais silvestres de vários tipos e espécies eram criados ou até mesmo comercializados. Além do macaquinho, a operação resgatou ainda 26 pássaros e quatro jabutis.
Nenhuma das pessoas que estavam com os animais apresentaram documentação que comprove serem criadores credenciados ou que receberam permissão do Ibama para mantê-los em casa – o que é uma exigência legal.
O macaquinho, apelidado de Chico, foi levado pela equipe da CPRH para o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras Tangara. Ele precisará passar por avaliações e exames, até que, dependendo de sua recuperação, seja avaliada a possibilidade de soltá-lo na natureza.
Fonte: CBN