EnglishEspañolPortuguês

PERDA DE HABITAT

Macaco, porco-espinho e cuíca são resgatados em área residencial após incêndios no interior de SP

Caso mais recente foi registrado na manhã de sábado (27/09), no bairro Quinta das Iaras, quando o macaco bugio adulto foi encontrado no quintal de uma casa.

30 de setembro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Paulo Lima/Arquivo pessoal

Três animais silvestres foram resgatados em menos de uma semana em Panorama (SP). O caso mais recente foi registrado na manhã de sábado (27/09), no bairro Quinta das Iaras, quando o macaco bugio adulto foi encontrado no quintal de uma casa.

O resgate foi realizado às 11h de sábado pelo guarda-vidas do balneário municipal de Panorama, Paulo Lima, que realiza o trabalho há anos em apoio ao Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental.

Nas imagens, é possível ver que o animal fica bastante agitado e acuado. O guarda-vidas se aproxima com uma rede e uma caixa de papelão, até conseguir resgatar o macaco. Ele não tinha machucados, mas estava debilitado devido aos cães que estavam na casa, segundo o profissional.

“Um morador ligou dizendo que tinha um macaco na residência e os cachorros estavam rodeando. Ao chegar na residência, pedi a ele prender os cachorros e fui fazer a captura. O animal estava muito estressado e, rapidamente, foi devolvido ao habitat”, relembrou.

Outros casos registrados

Porco-espinho e cuíca resgatados em bairros próximos de Panorama (SP) com intervalo de dois dias. Foto: Paulo Lima/Arquivo pessoal

Além do macaco, outros dois animais silvestres foram encontrados, sendo uma cuíca, na terça-feira (23/09), no bairro Ginásio, e um porco-espinho, na quinta-feira (25/09), no Bairro Potiguara.

Os animais foram resgatados e devolvidos à natureza em segurança, mas o guarda-vidas alerta que outros animais podem aparecer, já que os casos recorrentes em áreas urbanas seriam por conta dos incêndios florestais.

“Como a cidade é rodeada de pequenas matas e com plantio de canas-de-açúcar, tem muitas ocorrências de animais”, explica.

Diante da situação, o salva-vidas aconselha os moradores que avistarem animais silvestres a não tentar capturá-los por conta própria se não tiver capacitação ou treinamento específico.

“No caso de animais silvestres, a tendência é atacar, por isso, não faça nada que possa deixar o animal estressado e procure sempre profissional na área como bombeiro ou polícia ambiental”, finalizou.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo