EnglishEspañolPortuguês

FALTA DE RECURSOS

Macaco entra em casa para pegar comida no Mato Grosso do Sul

Segundo os moradores, a visita de macacos e quatis em busca de comida tem se tornando frequente na região.

30 de março de 2025
Thuania Oliveira
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Um macaco foi flagrado roubado comida em uma residência na zona leste de Campo Grande (MS). No vídeo, o animal chega pelo telhado da residência e chega a explorar o local em busca de fruta.

Ao g1, o morador da residência José Luís Bernardo, contou que é frequente a visita de macacos e quatis no bairro, principalmente nesse período. Segundo ele, os macacos entram dentro de casa pelas janelas e pegam o que encontram para comer em cima da mesa.

“Esses tempos atrás, eu acordei e um macaco tinha entrado dentro da casa. Pegou um pão que estava no forno. Não sei se ao entrar entrar pela janela pisou no gás e abriu o registro ou se ele mesmo foi lá e abriu. Vai saber, esses bichos são todos inteligentes, mas senti o cheiro de gás vazando”, contou José Luís.

Conhecidos pela região , o morador disse ainda que eles pegam as roupas do varal, além de outros utensílios e levam embora. “Não podemos deixar nenhum pão em cima da mesa, que eles pegam”.

Ainda conforme o morador, os animais geralmente são bem calmos, como mostra o registro, mas que ele não costuma se aproximar muito por receio da reação deles.

A Policia Militar Ambiental (PMA) frisa que Campo Grande é uma cidade arborizada, cercada por diversas áreas de reserva ambiental, o que torna comum o aparecimento de animais silvestres.

Ainda conforme as autoridades, esses animais, que habitam essas áreas protegidas, muitas vezes estão apenas de passagem pela cidade. Por isso, é importante que a população compreenda que situações como essas fazem parte da rotina urbana e na maioria dos casos não exigem captura.

Recomendações da PMA

  • Evite atitudes bruscas.
  • Não tente capturar ou alimentar o animal, pois a alimentação oferecida pode prejudicar a saúde dele, além de ser proibida por lei.
  • Animais silvestres podem se assustar facilmente e, em defesa, podem atacar.
  • Afaste crianças e animais domésticos do local.
  • Entre em contato com a PMA ou o órgão ambiental responsável.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo