EnglishEspañolPortuguês

GRATIDÃO

Macaca reconhece imediatamente o homem que a ajudou ao reencontrá-lo anos depois

6 de julho de 2025
Elizabeth Claire Alberts
5 min. de leitura
A-
A+
Foto Casey Cooper

Há cerca de quatro anos, o fotógrafo americano Casey Cooper conheceu Mikah, uma macaca-aranha resgatada do tráfico ilegal de animais silvestres. Ela vivia em um santuário administrado pela ONCA Wildlife Rescue, uma organização que resgata e reabilita animais selvagens na Bolívia.

Foi um encontro que ele nunca esqueceria.

“Eu estava muito nervoso porque ela é uma macaca-aranha bem grande”, Cooper contou ao The Dodo. “Ela me deu um olhar estranho. Depois, veio até mim, pulou no meu colo e me abraçou pelo pescoço, ficando assim por um tempo. Foi incrível.”

“Eu me apaixonei por ela na hora”, acrescentou.

Mikah havia sido mantida como animal de estimação, então estava acostumada com humanos. Mas agora, precisava reaprender a ser selvagem. O objetivo final era que ela se juntasse a um grupo de macacos selvagens e retornasse à floresta amazônica.

Cooper, que era voluntário da ONCA Wildlife Rescue, decidiu fazer de tudo para ajudá-la.

“Passávamos de seis a oito horas por dia juntos”, disse Cooper. “Eu supervisionava as interações dela com o grupo selvagem para garantir que as fêmeas não a atacassem, porque elas podem ser muito defensivas com novas fêmeas de tamanho dominante entrando no bando.”

Sempre que Mikah ficava um pouco nervosa, ela procurava Cooper por segurança.

“Eu a levava para longe do grupo e a trazia para um lugar seguro”, explicou Cooper. “Eu era o porto seguro dela enquanto ela era reintroduzida ao bando selvagem.”

Por fim, Mikah estava pronta para voltar à vida selvagem. O grupo a aceitou, e desde então ela tem prosperado na floresta.

Cooper ficou feliz por Mikah estar vivendo livre novamente, mas também sentia sua falta. Ele não sabia se a veria outra vez.

Mas, alguns anos depois, isso aconteceu.

@cooperlost Watch how vicious monkeys can be 😳😳 #monkeysoftiktok #animals #wildliferescue #wildliferescue #jungle #adventure #travellife #travel #wildanimals #dangerous #nature #nature #rainforest #wildernesssurvival #wildlife ♬ Love You So – The King Khan & BBQ Show


Em uma visita recente ao santuário, Cooper aventurou-se na floresta, perto da área onde sabia que Mikah vivia com seu grupo.

Antes que ele percebesse, encontrou Mikah. Ou melhor, ela o encontrou.

“Ela fez contato visual imediatamente”, disse Cooper. “Ela estava em uma árvore, desceu, veio até mim e me deu um abraço.”

Mikah também queria mostrar algo a Cooper.

“Ela deixou claro para mim que estava grávida”, contou ele. “Foi como se dissesse: ‘Olha isso, veja onde estou agora.’ Eu definitivamente me emocionei porque não a via há tanto tempo, e a gente cria um vínculo muito forte com esses animais.”

Um amigo filmou o reencontro, e Cooper postou o vídeo em sua página no Instagram.


Apesar de adorar ver Mikah, Cooper sabia que era importante ela continuar agindo como um macaco selvagem. Por isso, não ficou muito tempo com ela.

“Queria reconhecê-la, mas logo depois daquele vídeo, eu a afastei e me afastei”, disse Cooper. “Foi um encontro lindo, mas quando se trabalha com animais selvagens, é muito importante manter uma certa distância.”

Traduzido de The Dodo.

    Você viu?

    Ir para o topo