Segundo o portal de notícias G1, após ser resgatada de atropelamento em rodovia em Monte Alto, no início de novembro, a pequena macaca se recupera bem de procedimento no fêmur e já foi transferida para Assis (SP), no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
De acordo com a Prefeitura de Monte Alto, agora o animal será reavaliado pelo centro de triagem, que ficará responsável por encontrar um novo lar para ela. Segundo a matéria, foi a Polícia Ambiental de Jaboticabal que conseguiu a vaga e fez o transporte dela.
Em um vídeo divulgado na última quarta, o professor João Tavares Júnior, morador que viu Aurora ferida na rodovia após o atropelamento e chamou ajuda, explicou que dificilmente ela voltará para a natureza.
“Não foi um final mais adequado, mas foi um final feliz, porque ela não morreu. (…) Dificilmente ela vai voltar para a natureza por ser uma macaco-prego, um macaco de grupo. E outra coisa, ela tem uma placa [no fêmur] e ela é uma presa [na natureza]. Se uma onça comer ela, por exemplo, fica ruim para a onça”, disse ele ao portal G1.
Após ser resgatada pelo professor, Aurora havia sido encaminhada à Associação Protetora dos Animais (Apama), onde passou por exames e, posteriormente, pela cirurgia. Conforme informações concedidas pela prefeitura, a pequena macaca estava prenha quando sofreu o acidente, e acabou tendo um aborto espontâneo.
Relembre o caso
Atropelada no último 06 de novembro, após o resgate Aurora foi atendida por uma equipe veterinária especializada em animais silvestres e teve fratura em uma das patas traseiras identificada. Durante a cirurgia, ela recebeu pinos e placas para a reestruturação da perna.
Ao g1 na tarde desta quarta-feira, a administração municipal informou que o animal segue em recuperação e não deve ter os movimentos prejudicados.