Um canil e gatil, com a capacidade de albergar 110 animais e para o tratamento de outros, entrará em serviço a partir de agosto próximo, disse hoje (10) à imprensa o vice-governador para área econômica de Luanda, Angola, Francisco Domingos.
Localizado no município de Cacuaco, norte de Luanda, na estrada direita da comuna da Funda, o empreendimento cuja as obras estão a cargo de uma construtora angolana, ocupa uma extensão de 1.500 metros quadrados, vai albergar cães, gatos e macacos provenientes dos nove municípios de Luanda.
O vice-governador para área econômica, Francisco Domingos, disse que a visita ao local tem como objetivo constatar o andamento dos trabalhos das obras que tiveram início em dezembro último.
Acrescentou ainda que o canil e gatil é o primeiro a ser construído na província depois da independência do país em 1975, e insere-se no esforço do governo para o combate da raiva, apesar das campanhas de vacinação em curso.
De igual modo disse que o estabelecimento vai funcionar para prevenção da raiva, quer para vacinação dos animais de estimação e para os que forem capturados na rua.
O estabelecimento estará também equipado com material moderno para dar a devida assistência aos animais que forem encaminhados ao local.
Fonte: Angop