A Prefeitura de Louveira, no estado de São Paulo, através da Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Zoonoses, está intensificando a campanha de tutela responsável de animais, com distribuição de folhetos explicativos. De acordo com Mariza Aparecida Costa, diretora da Vigilância em Saúde, a tutela de animais é uma questão de consciência.
“Ao adotar ou comprar um animal, o futuro tutor deve levar em consideração muitas questões com que terá de se deparar no decorrer da vida do animal. Abandonar um cão é uma enorme maldade, ele pode morrer de fome, de tristeza”, comentou.
Além do abandono, segundo Mariza, o que se tem percebido são atos de abuso e maus-tratos. “Maltratar animal é crime. No artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais está claro e este fato pode gerar multa e pena de três meses a um ano de prisão”, enfatiza.
Outro ponto a ser discutido é o detalhamento dos Serviços de Controle de Zoonoses. “Muitas pessoas acham que os Serviços de Zoonoses tem por obrigação abrigar animais abandonados, mas a sua finalidade é combater a transmissão de doenças dos animais aos humanos, principalmente a raiva, além de promover campanhas de vacinação, orientação referente a animais peçonhentos e programas de combate a Dengue”.
Mais informações sobre tutela responsável podem ser obtidas no telefone (19) 3878-9923.