EnglishEspañolPortuguês

PROBLEMAS DE SAÚDE

Lobo-marinho visto descansando na praia de Florianópolis (SC) morre seis dias após resgate

Ele morreu depois de passar seis dias em tratamento veterinário

29 de julho de 2024
Júlia Venâncio
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: R3 Animal

O lobo-marinho-subantártico, que despertou curiosidade ao ser visto descansando na Praia dos Açores, no Sul de Florianópolis, morreu após passar seis dias no centro de reabilitação da associação R3 Animal recebendo tratamento veterinário.

Após a morte, o animal foi encaminhado para necropsia. Os exames indicam que era um macho com idade avançada e severo desgaste nos dentes. Ele apresentava úlceras e outras alterações no sistema digestório, com grande quantidade de conteúdo alimentar não digerido, como por exemplo, penas de aves. De acordo com a R3 Animal, havia também interação com resíduos plásticos, que foi consumido pelo animal.

Segundo a associação, o lobo-marinho não apresentava nenhum ferimento quando foi encontrado. Além disso, ele estava responsivo, apesar de magro, o que costuma ser normal durante a época de migração, quando esses animais gastam muita energia para nadar.

O que fazer quando encontrar um lobo-marinho?

A indicação da R3 Animal é manter distância do lobo-marinho, ajudar a isolar o local e afastar animais domésticos, que podem provocar brigas, transmitir ou contrair doenças ou afugentá-lo. Caso se sintam ameaçados, eles podem voltar ao mar antes de recuperarem as energias, o que diminui as chances de sobrevivência.

Caso aviste um lobo-marinho na praia

  • Mantenha distância e ajude a isolar o local;
  • Não force o animal a entrar na água;
  • Não tente tocá-lo ou alimentá-lo;
  • Mantenha animais domésticos afastados;

Fonte: NSC Total

    Você viu?

    Ir para o topo