Um lobo marinho sul americano, Arctocephalus australis, foi encontrado por banhistas na Praia da Costa, em Vila Velha, próximo ao hotel Pasargada. O animal chegou na praia na manhã desta terça-feira (12), por volta das 8h50.
A ONG Amigos da Jubarte ressaltou que a espécie tem o seu habitat natural nas zonas neotropicais e costeiras no litoral do Chile, Peru, Argentina, Uruguai e sul do Brasil. Não é comum vê-los pelo Espírito Santo.
O animal parece estar saudável, ainda que bastante cansado pela longa viagem que provavelmente fez. A equipe do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM) esteve no local prestando assistência e fazendo as observações ao lobo marinho.
“Acreditamos que esse animal seja o mesmo que foi visto na água nos últimos dias na Grande Vitória. Ainda não garantimos que o animal está saudável. Nós vamos observar, mas quem vai tomar as decisões é o Instituto Orca”, explicou o IPRAM-ES.
Desde o início da manhã, a ONG Instituto Orca fez o isolamento da área e um veterinário monitora as condições físicas do lobo marinho.
Como ajudar: Lobos marinhos ou focas
Caso você se depare com um lobo marinho ou foca nas praias do Espírito Santo, em primeiro lugar, entre em contato com o Monitoramento de Praias da Petrobras 0800 039 5005 ou o IPRAM (27) 99865-6975 para que especialistas possam avaliar as condições do animal e providenciar o resgate caso necessário.
Para ajudar, afaste-se e peça as demais pessoas que façam o mesmo, mantendo-se longe do animal por no mínimo 10 metros. Não ultrapasse o perímetro delimitado com fitas zebradas e cones de sinalização (caso exista).
Procure conscientizar as pessoas próximas para que não gritem, não liguem caixas de som, e ajudem a respeitar o repouso do animal. Mantenha animais domésticos (cães, por exemplo) afastados.
Fonte: ES360