Um exemplar de lobo-guará, animal típico do cerrado e que corre risco de extinção, foi encontrado nesta semana por moradores em Jaú (47 quilômetros de Bauru). Acuado, o bicho estava num beco da rua Pereira de Toledo, no centro da cidade. A ocorrência foi registrada na última terça-feira. Acionado, o Corpo de Bombeiros de Jaú teve trabalho para resgatar o lobo-guará, que posteriormente foi entregue à Polícia Ambiental de Barra Bonita e solto, no dia seguinte, nas proximidades do rio Jacaré-Pepira, em Bocaina.
Segundo os Bombeiros, o trabalho de resgate do lobo-guará fêmea teve início às 23h32 de terça-feira e foi feito pelo sargento Milani, cabo Villares, e pelos soldados Renato, Herreira, Henriques e Maurício. Após diversas tentativas de capturar o animal sem feri-lo, ele acabou fugindo em direção à Faculdade de Direito de Jaú, onde foi cercado e imobilizado.
Um médico veterinário do Hospital Veterinário Araújo foi chamado para sedar o lobo-guará. Em seguida, ele foi levado à clínica, onde permaneceu em observação até quarta-feira, quando foi entregue à Polícia Militar Ambiental de Barra Bonita e solto em uma área de mata fechada às margens do rio Jacaré-Pepira, em Bocaina.
Com informações de JCNET