EnglishEspañolPortuguês

LONGE DO HABITAT

Lobo-guará 'passeia' em meio a brinquedos e bancos de praça em Volta Redonda (RJ)

12 de julho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Estrela das notas de R$200 e na lista de espécies ameaçadas de extinção, um lobo-guará também está fazendo sucesso pelas ruas de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Nesta semana, um vídeo gravado na Praça Nelson Mendonça, no bairro Jardim Tiradentes, foi compartilhado no X e mostra o animal — desconfiado — andando em meio a brinquedos e bancos, antes de fugir por um morro localizado ao fundo.

As imagens foram compartilhadas pelo MC de rap Ramiro Mart, que recebeu o vídeo de um amigo. Ele conta que o local fica ao lado do ginásio de skate da cidade, e que, ao assistir às imagens, se surpreendeu com o tamanho do animal.

“O animal é grandão. Eu imaginava um animal pequenininho, tipo uma raposinha. Mas não é: é tipo um cachorro de porte grande. Do tamanho de um dobermann, de um rottweiler — relata Ramiro, que diz que essa não é a primeira vez que o lobo-guará aparece no local. — Tem relatos de outras pessoas que já o viram lá: é um animal que está em constante aparição ali no Jardim Tiradentes”.

O biólogo Izar Aximoff explica que a presença de lobos-guará no estado aumentou. Sete anos atrás, era registrado em 40 municípios, enquanto atualmente se tem registro de sua presença em 72 dos 92 municípios do Rio de Janeiro, equivalente a 78% das cidades, informa o pesquisador, que está produzindo um artigo científico sobre o assunto.

“É um animal mais comum de ambiente de Cerrado, mas com a degradação da Manta Atlântica, a transformação da paisagem de floresta para um ambiente degradado lembra um pouco do ambiente de cerrado e faz com ele consiga avançar para dentro do estado”, explica Izar, que também é coordenador do Projeto Onças Urbanas.

A prefeitura de Volta Redonda informa que nenhuma autoridade foi acionada por conta dessa última aparição. Mas o município observa que os lobos-guará aparecem “com certa frequência” na cidade, especialmente nos bairros Siderópolis e Jardim Tiradentes.

A recomendação é que, caso o lobo-guará seja visto em um local fechado, como uma casa, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. “Ele é um animal de comportamento noturno, roda à noite, percorre áreas grandes, e não se deve capturá-lo”, diz a prefeitura.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo