Hortolândia amanheceu sábado com a ilustre visita de um lobo-guará, animal em vias de extinção na fauna brasileira. Assustado com o ambiente hostil da área urbana, o lobo passou ao lado da empresa de autopeças Magnetti Marelli, por volta das 6h, e atravessou a Avenida da Emancipação, rumo ao Jardim Santana.
A rara e inusitada aparição surpreendeu as poucas pessoas que estavam nas ruas da cidade naquela hora. A caminhada elegante e o jeito arisco do animal de grande porte e orelhas pronunciadas chamou a atenção daqueles que acordaram cedo para comprar seu pãozinho na padaria, saíam para o trabalho ou voltavam das noitadas.
Um grupo de rapazes começou a perseguir o lobo para fazer fotografias em seus celulares e gravar a raridade em seus arquivos. O lobo-guará começou a correr desorientado. Ao chegar na Rua das Seringueiras, o carnívoro de aproximadamente um metro e meio saltou uma mureta e buscou refúgio em um terreno baldio, coberto por um matagal e algumas bananeiras, ambiente um pouco mais familiar e parecido com seu habitat natural. A curiosidade daqueles que seguiram o animal fizeram o lobo fugir para o quintal de uma casa após passar por um buraco no muro do terreno baldio.
Policiais militares que faziam a ronda de rotina no bairro viram a movimentação e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para tentar capturar o lobo-guará sem provocar ferimentos no animal. A equipe do CCZ chegou com os policiais na residência de Meire Oliveira, que acordou com o barulho em seu quintal. Meire disse que não acreditou quando os policiais disseram que havia um lobo-guará na área. “Nunca imaginei que um lobo estaria no quintal de casa e pensei que fosse alguma brincadeira de mau gosto”, disse.
O animal foi solto a 45 quilômetros de Campinas em uma reserva florestal no município de Capivari, próximo às margens de um afluente do Rio Capivari. O local faz parte de um corredor de matas que passa por Monte-Mor, Hortolândia e Campinas.
Fonte: Cosmo On Line