Anciã e cega de um olho, a chamada Loba 907F pariu a sua décima ninhada em 11 anos . A raridade foi divulgada pelo Cowboy State Daily. A espécie de lobos cinzentos (Canis lupus) costuma ter uma expectativa de vida média em torno de 3 a 4 anos, portanto, é incomum que cheguem aos 11 anos e que tenham filhotes.
A loba, que é a alfa de uma alcateia de lobos cinzentos do Parque Nacional Yellowstone, nos Estados Unidos, desafiou as probabilidades ao conseguir dar à luz a sua décima ninhada, aos 11 anos de idade. Desde que se tornou sexualmente madura, a Loba 907F tem gerado filhotes todos os anos, durante uma década.
Kira Cassidy, associada de pesquisa no Projeto Lobo Yellowstone, relatou que a situação é um recorde em relação aos lobos do Parque Nacional estadunidense. “Todos os dias, eu espero que ela possa morrer apenas porque ela é muito idosa, mas tenho pensado isso nos últimos anos, e ela continua firme”, disse em comunicado.
A pesquisadora explica que somente 1 a cada 250 lobos em Yellowstone chegam aos 11 anos de idade. Desde 1995, quando esses animais foram reintroduzidos no parque, somente seis espécimes chegaram a essa idade. Segundo o Serviço Nacional de Parques, de todos esses anciões, o mais velho viveu até os 12 anos e meio.
A recém mãe é a loba mais velha a ter vivido na Northern Range do parque, local onde há mais presas e competição com outros da espécie. Na natureza, os lobos raramente morrem de velhice e no Parque Nacional Yellowstone, a maior ameaça são seus competidores. “Em um lugar protegido como Yellowstone, a principal causa de morte é quando duas alcateias lutam entre si.” relata Cassidy. “Isso representa cerca de metade da mortalidade.”
Alfa
A Loba 907F é alfa da alcateia Junction Butte, que tem entre 10 a 35 indivíduos, o que reduz o risco de morte em lutas territoriais. De acordo com Cassidy, o tamanho médio de uma alcateia é de 12 membros. A experiência da loba anciã também é uma vantagem para a sobrevivência do seu grupo.
“Alcateias que têm lobos idosos são muito mais bem-sucedidas em conflitos por causa do conhecimento acumulado e da experiência que eles trazem para essa situação realmente estressante.”
É provável que a Loba 907F tenha aumentado as chances de sobrevivência de sua alcateia fora das batalhas também. A partir das análises, observou-se que a alcateia Junction Butte raramente sai dos limites de Yellowstone e que a anciã é esperta em relação a atravessar estradas e evitar humanos.
Um olho só
Um fato ainda mais impressionante é que ela faz tudo com apenas o olho direito funcionando — o esquerdo está pequeno e afundado desde antes da loba completar 4 anos de idade. Não se sabe ao certo o que aconteceu. “Você nunca saberia ao observá-la,” afirma a pesquisadora.
Agora que a Loba 907F está mais velha, ela ocupa um papel secundário nas caçadas e passa a maior parte do dia com os filhotes da alcateia. A equipe de pesquisa relatou que a ninhada atual da anciã com 3 filhotes é menor do que a quantidade média de 4 a 5: “O fato de a 907 ainda estar tendo filhotes é incrível, e sua ninhada ser pequena é esperado, dado que ela é tão velha”.
Alguns descendentes da Loba 907F lideram suas próprias alcateias, mas a maioria dos filhotes não chegam à idade adulta devido aos perigos da natureza. A alfa e outros lobos, entretanto, não parecem viver com receio da morte.
“Eles são felizes em estar com sua família dia após dia”, evidencia Cassidy. “Mesmo que tenham ferimentos ou estejam sem um olho ou algo realmente estressante esteja acontecendo em suas vidas, eles superam esse estresse e voltam a parecer realmente desfrutar de suas vidas.”
Fonte: Galileu