EnglishEspañolPortuguês

Livro de professores veganos trata de direitos animais na Educação

3 de junho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Acaba de ser lançada uma obra que reflete as demandas sociais e mudanças em andamento. Na escola e no mundo. ‘Educação & direitos animais’, 200 páginas, Libra Três, reúne ensaios de 11 educadores brasileiros contemporâneos. Em comum, o fato de todos serem veganos, tratando os animais não-humanos pela via da ética.

Os autores levam para o mundo acadêmico e sala de aula o combate ao especismo – a ideia que faz a humanidade amar cães e gatos, comer frangos e porcos, testar em coelhos, vestir couro de vaca, e proteger pandas e baleias.

Organizado pelo professor de filosofia Leon Denis, traz nomes reconhecidos do chamado abolicionismo animal, como a pós-doutora Sônia T. Felipe. Em pauta, vivisecção, veganismo, animais como seres de direito, consciência moral e violência.

Da Capital gaúcha participa Ellen Augusta Valer de Freitas, com ‘Estratégias de capacitação de professores para a introdução e ensino de direitos animais na educação’, texto de 16 páginas ilustrado por fotos da própria autora. Graduada em Biologia, professora e ativista, é diretora do coletivo Vanguarda Abolicionista, colunista da ANDA – Agência de Notícias dos Direitos Animais, autora do blog Desobediência Vegana, articulista, palestrante e colaboradora de veículos.

“As crianças possuem forte afinidade com animais, porém desde cedo ela são estimuladas a desprezarem o que sentem, ignorando a dor e o sofrimento que porventura possam presenciar. Como antigamente se ensinava – os animais úteis e os animais inúteis”, narra a educadora.

Já houve lançamento do livro em São Paulo e está previsto o mesmo para o Rio de Janeiro neste mês de junho. Em Porto Alegre ainda não há data prevista, mas a divulgação já está sendo feita. Pedidos do livro podem ser feitos diretamente ao editor pelo email [email protected].

Fonte: Ricardo Orlandini

Você viu?

Ir para o topo