Charles de Freitas Lima
[email protected]
Recentemente foi publicado um livro no mercado literário que tem a minha participação. A jornalista Andrea Franco Lopes colocou o depoimento de várias pessoas em seu livro. Vejam a capa do livro e uma pequeno comentário sobre o mesmo.
Sinopse: Uma mudança geral da consciência coletiva está se processando, na preparação para o terceiro milênio, e nele o vegetarianismo será um valor básico, já que se traduz como respeito incondicional a todas as vidas. Mas quem são esses vanguardistas, que já estão vivendo hoje uma proposta avançada de vida, lastreada na compaixão, na sustentabilidade e na saúde física e espiritual?
A jornalista Andréa Franco Lopes buscou desvendar as razões pelas quais brasileiros de todas as idades, sexos, escolaridade e situação social optaram pelo vegetarianismo. Entrevistou vegetarianos de inúmeras profissões, origens e estados, e essas entrevistas compuseram uma obra pioneira e fascinante, em que, pela primeira vez, se apresenta uma amostragem ampla e diversificada do universo do vegetarianismo em nosso país.
Não são textos técnicos, mas sim depoimentos emocionados, vívidos, que contam a trajetória de jovens, adultos e idosos, com vivências multifacetadas, narrando as origens de sua opção, os altos e baixos, as reações familiares, as dificuldades sociais e as diferenças que se instalaram em seu universo interior e exterior com a adoção da dieta vegetariana.
Caberá ao leitor, acompanhando essas vivências e suas conquistas de novo patamar evolutivo, saúde e harmonia com nossa casa planetária, avaliar os benefícios dessa opção existencial, muito além de dietética.