EnglishEspañolPortuguês

Litoral catarinense registra grande número de baleias e golfinhos

6 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os primeiros sobrevoos de monitoramento da equipe do Projeto Baleia Franca foram finalizados nessa terça-feira, e a notícia é boa para os Sul catarinenses: é grande o número de baleias-francas e golfinhos que visitam a região neste ano. O voo dessa terça-feira saiu de Florianópolis e seguiu até Torres (RS). Segundo a diretora de pesquisa do projeto, a bióloga Karina Groch, 91% das baleias avistadas estava na Área de Proteção Ambienta (APA) da Baleia Franca, que vai do Sul de Florianópolis até o Balneário Rincão.
Karina chama a atenção para o grande número de pares de mães e filhotes no litoral, o que comprova que neste ano os animais se anteciparam e já têm um grande número de filhotes nascidos. “Nesta época, era comum avistarmos mais baleias adultas, sem os filhotes. Também identificamos a mãe de um filhote semi-albino, visto dias atrás em um monitoramento embarcado”, destacou a bióloga.
No total, foram avistados nos dois dias de sobrevoo 58 baleias-francas, sendo 28 pares de mãe e filhote e dois adultos.
Também foi avistada uma baleia da espécie Bryde. No sobrevoo dessa terça-feira, a equipe foi surpreendida por um grupo de mais de 100 golfinhos próximo à Praia da Silveira, em Garopaba.
“Os números recentes comprovam uma tendência de crescimento da presença das baleias-francas no litoral catarinense. Nos últimos anos, uma média de 120 baleias têm sido registradas. A maioria de fêmeas grávidas que se aproximam da costa a procura de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento de seus filhotes. As fêmeas têm um filhote a cada três anos, sendo que o tempo de gestação é de 12 meses.Machos também costumam ser vistos por aqui”, conta Karina.
“O Projeto Baleia Franca, que este ano completa 33 anos atuando em prol da conservação das baleias-francas no Brasil, é uma ONG, mantida em parceria com a Santos Brasil. O apoio é considerado uma evolução dos trabalhos conjuntos desenvolvidos durante as obras de ampliação do Tecon Imbituba, atualmente administrado pela SCParcerias-Porto de Imbituba”.
Fonte: Engeplus

Você viu?

Ir para o topo