Seis novas plataformas de pré-sal que irão afetar o Litoral Norte serão instaladas para a quarta etapa do projeto de produção de petróleo e gás natural do pré-sal na Bacia de Santos. Ao todo serão 13 unidades na costa dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foram investidos US$ 64 bilhões para o período de 2023 a 2027. A estimativa é de que a companhia produza 3,1 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2027, sendo 2,4 milhões no pré-sal.
As plataformas têm distância mínima de 171 km e profundidade mínima de 1.745 metros. Serão seis plataformas no Litoral Norte, três no campo Uirapuru, duas no Sagitário e uma no Aram.
De acordo com os cientistas, a exploração desses recursos altera o ecossistema, contamina a atmosfera e a água, traz danos a animais e risco à saúde da população. Também altera regimes de uso e ocupação de território, torna mais praias impróprias para banho, causa mudanças climáticas, insegurança alimentar e poluição atmosférica.
Pré-sal
A camada de pré-sal está localizada abaixo de uma extensa camada de sal. É uma grande reserva de petróleo, de 7 a 8 mil metros abaixo do leito do mar.
Ela começou a ser formada há mais de 100 milhões de anos e possui cerca de 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura.
Fonte: Diário do Litoral