EnglishEspañolPortuguês

PERDA DE HABITAT

Levantamento revela que jiboia é o animal mais resgatado em áreas urbanas no Amazonas

24 de maio de 2025
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

A jiboia está cada vez mais “visitando” zonas urbanas no Amazonas. Oito delas foram resgatadas fora do habitat no Amazonas entre janeiro e 22 de maio deste ano, informa o Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) no Estado.

O periquitão-maracanã (Psittacara leucophthalmus), a preguiça-de-bentinho (Bradypus tridactylos) e a preguiça-real da Amazônia (Choloepus didactylus), a asa branca, também conhecida como pomba-asa-branca (Patagioenas picazuro), e a mucura (Didelphis marsupialis) são outros animais na lista dos mais resgatados no estado.

O Ipam registrou outros 90 casos de resgate envolvendo jacarés, peixes-boi e filhotes de onça. As ações incluem o resgate de espécimes que estejam fora de seu habitat, como filhotes abandonados ou animais feridos.

“O Ipaam não realiza o resgate de animais domésticos, como cães e gatos, nem de animais que estejam em seu habitat natural, pois nesses casos se trata de translocação, e não de resgate. Também não é permitida a remoção de ninhos, conforme estabelece a Lei de Crimes Ambientais”, diz Gustavo Picanço, diretor-presidente do Ipaam.

“Em ocorrências com animais localizados a mais de dois metros de altura, o procedimento é apenas de monitoramento até que o animal desça. E, em casos envolvendo a rede de energia elétrica, a concessionária é acionada para realizar o resgate, com posterior entrega do animal aos fiscais do Ipaam, que adotam os procedimentos cabíveis”, diz Picanço.

Segundo Marcelo Garcia, coordenador da Gerência de Fauna, do Ipaam, todos os animais resgatados passam por avaliação técnica para definir se serão imediatamente devolvidos à natureza ou encaminhados para tratamento e reabilitação, com posterior reintegração ao meio ambiente.

“No momento, há restrições no resgate de fauna devido à reforma do Cetras [Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres] do Ibama. Também não realizamos atendimento de fauna sinantrópica, como ratos, morcegos, abelhas e pombos. Conforme a legislação vigente, não é competência do Ipaam a remoção de animais que estejam em ninhos ou no seu habitat natural”, diz Garcia.

Como solicitar o resgate

O Ipaam disponibiliza atendimento via whatsapp, pelo número (92) 98438-7964, para solicitações de resgate de fauna silvestre. Em casos de maus-tratos a animais, como abandono, agressão ou negligência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo número 190, em situações de emergência e risco iminente.

Ranking dos cinco animais mais resgatados

1 – Jiboia (8)

2 – Mucura (7)

3 – Asa Branca (7)

4 – Periquitão-Maracanã (6)

5 – Preguiça Bentinho e Real (5 cada)

Fonte: Amazonas Atual

    Você viu?

    Ir para o topo