EnglishEspañolPortuguês

Leôncio: elefante-marinho morreu após pancada no crânio e olho arrancado em praia de Alagoas, aponta laudo

Animal foi encontrado morto em Jequiá da Praia com sinais de agressão e hemorragia. Instituto Biota encaminhou laudo ao MPF para investigação do caso.

3 de abril de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/TV Asa Branca Alagoas

O elefante-marinho conhecido como Leôncio morreu após sofrer diversos golpes de objeto cortante, segundo laudo do Instituto Biota. O animal teve o crânio atingido, o olho arrancado e apresentava ferimentos nas nadadeiras e nas costelas.

Leôncio foi encontrado morto na terça-feira (31/03), na praia de Lagoa Azeda, em Jequiá da Praia, no litoral sul de Alagoas. O corpo já estava em avançado estado de decomposição e, de acordo com os especialistas, não havia indícios de que o animal tenha sido vítima de redes de pesca ou outro acidente semelhante.

“O que podemos afirmar, neste momento, é que o elefante-marinho foi violentamente atacado quando ainda estava vivo. Lamentamos profundamente essa situação. Tentamos aproximá-lo da população, promovemos uma enquete para o batismo e buscamos conscientizar sobre a importância de mantê-lo em segurança, mas, infelizmente, isso não foi suficiente”, afirmou o biólogo e diretor-executivo do Instituto Biota, Bruno Stephanis.

O laudo também identificou sinais de hemorragia, o que confirma que o animal ainda estava vivo no momento das agressões. Ele foi encontrado encalhado no mesmo local onde havia sido visto pela última vez.

Leôncio apareceu pela primeira vez no litoral alagoano no dia 11 de março. Na ocasião, estava em processo de muda de pele e chamou a atenção de moradores e turistas ao ser visto na areia da praia de Ponta Verde, em Maceió.

    Você viu?

    Ir para o topo