Bem conhecido por seus papéis principais em filmes como O Lobo de Wall Street e Titanic (opinião popular: Rose totalmente poderia ter aberto espaço para ele naquela jangada …), Leonardo DiCaprio é mais do que apenas um ícone do cinema. Fora das telas, o ator é um fervoroso ativista pelo meio ambiente que dedicou seu tempo e recursos para salvar o planeta.
Desde a defesa de uma dieta baseada em vegetais até a conscientização sobre a crise climática, aqui estão sete maneiras pelas quais Leonardo DiCaprio usa sua plataforma para o bem do meio ambiente.
1. Ele usa o poder do filme para invocar a mudança
Tendo estado na indústria do cinema por quase três décadas, DiCaprio está bem ciente do poder do filme para aumentar a conscientização e criar mudanças. Então, quando não está na frente das câmeras, o premiado ator passa seu tempo produzindo documentários ambientais e de bem-estar animal.
Seu último filme, The Loneliest Whale , que ele co-produziu, segue a missão de encontrar 52-Hertz, uma baleia com uma canção única que viaja sozinha há anos, ganhando o apelido de titular. Por meio da busca por 52 Hertz, o filme relaciona questões que afetam a vida marinha, como aquecimento global, caça às baleias, poluição sonora e batidas de navios.
Em 2020, ele se juntou ao diretor e roteirista vencedor do Oscar Barry Jenkins (que escreveu e dirigiu o drama de 2016, Moonlight ) para criar uma versão cinematográfica do documentário de 2014 Virunga para a Netflix. O documentário aclamado pela crítica centra-se no trabalho de conservação dos guardas florestais no Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, e em sua missão de proteger gorilas da montanha ameaçados de caça furtiva, empresas de petróleo e outros conflitos.
Seu filme de 2016, Before the Flood , que também conta com Martin Scorsese e o produtor de The Revenant Brett Ratner entre seus produtores, centrou-se na questão do aquecimento global. O filme apresenta DiCaprio com destaque enquanto ele viaja pelo mundo, entrevistando líderes mundiais, juntamente com imagens impressionantes dos efeitos que a crise climática já está tendo em todo o mundo.
DiCaprio produziu And We Go Green, de 2019 . O documentário de automobilismo é sobre a Fórmula E, um circuito automotivo totalmente elétrico e sustentável. Ele também produziu Ice on Fire , um documentário da HBO de 2019 sobre a crise climática, e também trabalhou como produtor executivo em vários filmes de longa-metragem, incluindo Cowspiracy e Sea of Shadows.
2. Ele defende a alimentação à base de vegetais
Não é estranho ver DiCaprio falar sobre os benefícios planetários de comer menos carne.
Em 2019, ele compartilhou um cargo da organização sem fins lucrativos Rainforest Alliance, pedindo às pessoas que reduzissem o consumo de carne bovina por causa dos laços da indústria com a destruição da floresta amazônica. No ano seguinte, ele jantou em um banquete vegano especial preparado pelo chef Wolfgang Puck no Oscars Governors Ball afterparty. “Ele queria vegan. Fizemos uma pizza vegana. Ele comeu tão rápido. Ele disse: ‘Oh, você pode trazer outro?’ ”Puck disse na época, acrescentando:“ Vamos colocá-lo no convés no domingo [noite do Oscar], com certeza ”.
Em março, ele acessou o Facebook e o Twitter para encorajar seus 37,5 milhões de seguidores a substituir carne por hambúrgueres vegetais uma vez por semana. “Cada pessoa pode ajudar o planeta e reduzir as mudanças climáticas com uma pequena escolha a cada semana. Junte-se a mim e à Beyond Meat em nossa missão de repensar o futuro dos alimentos ”, disse DiCaprio.
3. Ele investe em empresas veganas e sustentáveis
DiCaprio põe seu dinheiro onde está a boca. Ele investiu grandes somas em empresas veganas, incluindo a fabricante de leite vegetal Califia Farms e a marca de carne vegana Beyond Meat.
Seus outros investimentos incluem a fabricante de lanches veganos, Hippeas; marca de diamantes cultivados em laboratório, Diamond Foundry; empresa de energia solar fora da rede, Kingo; marca de chá sustentável, Runa; e desenvolvedor de tecnologia de reciclagem, Rubicon. Seus mais recentes bancos de investimento em carne cultivada . Mais recentemente, ele se tornou um investidor e conselheiro de duas startups de carne cultivada – a Mosa Meat, com base na Holanda, e a Aleph Farms, com sede em Israel.
5. Ele apoia o bem-estar animal e os esforços de conservação
O trabalho de DiCaprio para ajudar os animais é igualmente extenso. Por meio de seus projetos LDF, ele trabalhou para proteger espécies ameaçadas de extinção.
Em 2010, o LDF doou US $ 1 milhão para um projeto inovador de conservação do Nepal para preservar a população de tigres selvagens do país. O LDF também financiou projetos para proteger o Rinoceronte negro na Tanzânia, o gorila das planícies da África Central e o leopardo da neve na Ásia Central.
Em 2019, o ator co-fundou a organização sem fins lucrativos Earth Alliance para ajudar a proteger a vida selvagem ameaçada pelas mudanças climáticas. A organização fez parceria com a Comissão Europeia para lançar o Fundo Virunga de US $ 2 milhões.
Além de apoiar projetos dedicados à conservação de espécies ameaçadas de extinção, o LDF fez campanha para impedir o comércio desumano de produtos animais como o marfim. Em 2013, o LDF patrocinou uma petição fundamental para acabar com o comércio de marfim na Tailândia. A fundação também apóia o projeto WildLife Direct, que identifica rotas ilegais de comércio de marfim e cartéis usando rastreamento de DNA.
DiCaprio é certamente um peixe grande quando se trata de preservação marinha. O LDF prometeu US $ 7 milhões em fundos para iniciativas de conservação marinha na conferência Our Oceans 2014. Tal é o compromisso de DiCaprio em proteger a vida selvagem do planeta, que o ativista teve um besouro da Malásia e uma aranha dominicana com seu nome como homenagem a seu ativismo ambiental. Esse é um legado que poucas pessoas podem reivindicar.
Também não é surpresa que ele seja um admirador de longa data e amigo próximo da conservacionista de renome mundial, Dra. Jane Goodall. Em um ensaio de 2019, DiCaprio escreveu: “Eu admirava Jane Goodall muito antes de nos conhecermos. Eu sabia de seu trabalho marcante com chimpanzés em Gombe. Eu tinha lido sobre ela, lido livros escritos por
ela, mas foi só quando passei mais tempo com Jane, alguns anos atrás, que realmente senti que estava na presença de um dos líderes mais impactantes e importantes do planeta .”
6. Ele é um humanitário e filantropo
O trabalho de DiCaprio não se limita aos animais e ao meio ambiente. Filantropo, ele também está comprometido com causas humanas, como educação e proteção dos direitos das comunidades indígenas.
O LDF fez parceria com a Amazon Watch para promover os direitos e proteger as terras das tribos indígenas da Bacia Amazônica. O LDF também trabalha com projetos que preservam a história e a cultura do povo Chumash, da comunidade Alutiiq e da tribo Standing Rock Sioux.
Em 2016, DiCaprio e o ator ambientalista Mark Ruffalo mostraram seu apoio à Tribo Standing Rock Sioux em sua luta contra a instalação do Duto de Acesso Dakota.
Como se isso não bastasse para torná-lo um amante de Leão por toda a vida, DiCaprio também trabalhou com 24 crianças órfãs em Moçambique durante as filmagens do drama de Edward Zwick, Blood Diamond , em 2006 , e doou US $ 65.000 para o Children of Armenia Fund em 2016.
7. Ele usa as redes sociais para o bem
O ator conquistou um grande número de seguidores nas redes sociais e usa regularmente suas plataformas para falar sobre as causas pelas quais se preocupa.
As contas do ator no Instagram e no Twitter, que possuem mais de 50 milhões e 19 milhões de seguidores, respectivamente, são um mar de campanhas, repletas de postagens sobre mudanças climáticas, direitos das mulheres, conservação e proteção da vida selvagem. E DiCaprio não se esquiva de colocar as questões no centro das atenções.
Francamente, quando se trata de espírito comunitário, consciência ambiental e dedicação para promover mudanças positivas, DiCaprio é um exemplo para todos nós. Perto, longe, onde quer que você esteja, o trabalho de caridade de Leo continua e continua.