EnglishEspañolPortuguês

CORAGEM

Leões irmãos nadam distância recorde em perigoso rio africano para encontrar parceiras

11 de julho de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Alexander Braczkowski

Dois irmãos leões foram filmados nadando por uma distância recorde, de cerca de 1,5 quilômetro, em um rio africado cheio de predadores durante à noite. O feito foi registrado por uma equipe liderada por Alexander Braczkowski, da Universidade Griffith, da Austrália, com o uso de câmeras de detecção de calor de alta definição instaladas em drones.

Na ocasião, os animais nadaram para cruzar o Canal de Kazinga, em Uganda, informa o The Guardian. Um deles é um antigo conhecido dos pesquisadores. Batizado de Jacob, o felino de 10 anos sobreviveu a vários incidentes com risco de morte.

“Ele é realmente um gato com sete vidas. Aposto todos os meus pertences que estamos olhando para o leão mais resiliente da África: ele foi chifrado por um búfalo, sua família foi envenenada, ele foi pego na armadilha de um caçador furtivo e, finalmente, perdeu a perna em outro incidente de tentativa de caça, onde foi pego em uma armadilha de aço”, contou Braczkowski.

Para o especialista, o fato de Jacob e seu irmão Tibu terem conseguido sobreviver por tanto tempo em um parque nacional sob pressões humanas significativas – incluindo altas taxas de caça – é algo para celebrar.

Nesta região de Uganda, a população de leões caiu pela metade nos últimos cinco anos, e a suspeita é que os irmãos tenham atravessado o perigoso rio em busca de fêmeas para acasalarem.

“A competição por leoas no parque é acirrada e elas perderam uma luta pela afeição das fêmeas nas horas que antecederam o nado, então é provável que a dupla tenha feito a arriscada jornada para chegar até as fêmeas do outro lado do canal”, disse Braczkowski. “Há uma pequena ponte que liga ao outro lado, mas a presença de pessoas provavelmente foi um impedimento para eles”, completou.

Fonte: Um Só Planeta

    Você viu?

    Ir para o topo