(da Redação)
Quando a Bulgária proibiu a exploração de mamíferos selvagens em circos em Janeiro de 2015, as vidas desses leões, Jora e Black, começaram a mudar drasticamente.
Tendo sido antes mantidos em minúsculas jaulas e forçados a fazer performances para multidões ruidosas, Jora e Black começaram a receber a ajuda de pessoas das ONGs Born Free Foundation e Four Paws em sua transição para a vida que sempre mereceram.
Os dois últimos leões de circo do país, agora com 7 anos de idade, percorreram uma longa jornada chegar até aonde eles verdadeiramente pertenciam.
No dia 26 de Setembro os leões foram levados via aérea da Bulgária para Londres, na primeira etapa de sua viagem épica para casa.
Após o desembarque, a co-fundadora da Born Free Foundation, Virginia McKenna, cumprimentou Jora e Black. “É fantástico ver que os animais fizeram tão boa viagem”, disse McKenna. “Eles ainda têm um longo caminho a percorrer, mas eu estou realmente feliz com o fato de que, graças ao generoso apoio público que recebemos, sejamos capazes de oferecer-lhes um maravilhoso novo lar com os nossos amigos da Reserva Shamwari. Eles não mereciam menos que isso”.
E então os leões voaram para a África do Sul, aterrissando no dia seguinte. Pessoas assistiram ao momento em que os dois irmãos, que somente haviam conhecido a exploração e a crueldade nos últimos 7 anos, finalmente deram os seus primeiros passos na terra que agora podem chamar de sua.
“Toda vez que nós resgatamos um animal selvagem maltratado, que foi forçado a um cativeiro artificial e cruel durante anos, é realmente um motivo para celebração”, disse Adam M. Roberts, CEO da Born Free Foundation, em um comunicado.
“A história de Jora e Black, e da oportunidade de viverem em paz na África do Sul é estimulante; um testemunho do árduo trabalho de tantas pessoas dedicadas, incluindo a equipe da Born Free, e uma inspiração que nos guia a salvar mais animais em necessidade onde quer que eles estejam definhando”.
Pela primeira vez desde filhotes, Jora e Black estão finalmente experienciando o que é serem livres. Para conhecer mais sobre o trabalho da organização que cuidou de sua libertação, visite o site.