EnglishEspañolPortuguês

VIDA NOVA

Leoas resgatadas em circo encontram liberdade em santuário

As duas leoas haviam nascido em um circo perto de Paris, onde passaram seus primeiros anos se apresentando para o público, realizando truques para o entretenimento humano.

27 de outubro de 2025
Kayla Shaw
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: FOUR PAWS

Depois de anos mantidas em cativeiro e forçadas a se apresentar em um circo, as leoas Tomoyo e Illiana podem finalmente esticar as patas e desfrutar de uma vida pacata cheia de banhos de sol no Santuário de Grandes Felinos LIONSROCK.

As duas leoas haviam nascido em um circo perto de Paris, onde passaram seus primeiros anos se apresentando para o público e realizando truques para o entretenimento humano.

De acordo com Deidré Daniels, relações públicas da Four Paws na África do Sul, em um comunicado à imprensa, Tomoyo, que nasceu em 2012, e Illiana, que nasceu em 2014, foram forçadas a se apresentar até a pandemia de Covid-19.

Quando a pandemia interrompeu as apresentações, as leoas foram deixadas em alojamentos apertados, com pouca oportunidade de se exercitarem, o que levou a problemas significativos de saúde.

Em dezembro de 2024, o responsável pelas leoas optou voluntariamente por aposentá-las e transferi-las para um santuário.

Um esforço conjunto entre Four Paws, Free Life Association, Tonga Terre d’Accueil e o Centro Belga de Resgate de Vida Selvagem Natuurhulpcentrum resultou no resgate de três leoas inicialmente.

O trio foi colocado temporariamente sob os cuidados do refúgio Tonga Terre d’Accueil, na França; no entanto, Daniels contou que Pepsi, irmã de Tomoyo, não sobreviveu à transição, sucumbindo a uma insuficiência renal aguda, uma condição comum em grandes felinos que vivem em condições inadequadas.

A próxima grande mudança para Illiana e Tomoyo aconteceu em 9 de abril deste ano, quando as duas foram transportadas de avião de Paris para Johanesburgo, antes de chegarem ao Santuário de Grandes Felinos LIONSROCK, em Belém.

“Elas foram soltas em um recinto apropriado para a espécie. Illiana e Tomoyo estão finalmente experimentando a liberdade que lhes foi negada por tanto tempo e começaram a se adaptar ao novo ambiente”, disse Daniels.

Ela lembrou que, pouco antes da dupla ser resgatada em 2024, a equipe havia recebido Romeo no santuário e descreveu que ele estava se adaptando “maravilhosamente bem”.

Falando sobre as leoas, ela contou que Illiana ficou animada ao receber seu primeiro estímulo: uma caixa de papelão com lavanda e paprica dentro.

“Ela passou bastante tempo explorando a caixa e brincou com ela até que esta estivesse em pedaços. Elas também estão adorando suas camas quentes dentro do abrigo noturno e realmente amam deitar-se nas plataformas”, disse ela.

Daniels acrescentou que a equipe está feliz em ver como as leoas estão se adaptando, aprendendo e redescobrindo seus instintos naturais enquanto exploram seus arredores e os estímulos que recebem.

Traduzido de Witness.

    Você viu?

    Ir para o topo