A leoa Carol, de 4 anos, deu à luz dois filhotes na última terça-feira (5), no santuário do Grupo de Apoio aos Primatas (GAP) em Sorocaba, a 99 km de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa do local, ela chegou ao santuário há quatro meses, junto com outros dois leões. Antes, eles sofriam maus-tratos em um circo.
Apenas um dos filhotes sobreviveu – o santuário acredita que a leoa, que teve sua primeira gestação, tenha dormido em cima de um dos filhotes. Segundo o GAP, o animal sobrevivente pesa cerca de 1,5 kg, e ainda não se sabe se é macho ou fêmea.
De acordo com o local, a leoa provavelmente engravidou após chegar ao local. Quando os três animais – Carol, sua mãe, Sarita, e o macho Chimarrão – foram recebidos, ficaram nos primeiros dias em um mesmo recinto. Os veterinários acreditam que nesse período tenha ocorrido o início da gestação – que dura cerca de três meses e meio nos leões, segundo a assessoria de imprensa do GAP.
No local, originalmente um santuário criado para abrigar chimpanzés, também são acolhidos outros animais de circo, geralmente doentes devido aos maus-tratos.
Fonte: G1