Um banhista diferente chamou a atenção de quem estava na praia da Enseada, em Guarujá (SP), neste domingo (10/11). Um leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens) foi flagrado tomando um banho de sol no Canto do Tortuga.
O animal foi resgatado e encaminhado ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos antes de poder voltar para a natureza.
O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMB-BS) para um encalhe do leão-marinho. A equipe responsável pelo resgate informou que o animal estava magro e exausto, pesando cerca de 140 Kg, sendo necessário passar por avaliações e exames médicos.
Leão-marinho é flagrado tomando banho de sol em Guarujá
📽️: Guarujá Mil Grau pic.twitter.com/YlOjb8D6Md
— #Santaportal (@Santaportal1) November 10, 2024
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341. Para mais informações sobre o PMP-BS, consulte o site.
Fonte: Santa Portal