Um leão-marinho foi encontrado morto na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis, na manhã de segunda-feira (13). Segundo a Associação R3 Animal, o um exame de necropsia mostrou que o mamífero estava com pneumonia gravíssima.
O animal marinho era um macho adulto, com média de 2,74 metros. Ele pesava 348 quilos e estava avançado estágio de decomposição.
O corpo do leão-marinho foi retirado com a ajuda de um reboque e levado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), onde passou pelo exame necroscópico. Segundo o médico-veterinário Sandro Sandri, a doença aparentava ser antiga e as causadas da morte podem estar ligadas à baixa imunidade.
“Como era um macho adulto de média a avançada idade, ele pode ter sido afastado da colônia ou da área de alimentação onde vivia, por exemplo. Com a imunidade baixa, um vírus ou uma bactéria oportunista pode se instalar e gerar uma inflamação no pulmão, e evolui para pneumonia”, explicou o veterinário.
Os animais saem de colônias reprodutivas no Uruguai e Argentina e chegam nas praias de Santa Catarina em busca de alimento e descanso. Eles vivem entre 18 e 20 anos na natureza e as fêmeas podem atingir até 2,20 metros e pesar 150 quilos. Já os machos, segundo o R3 Animal, podem medir mais de 2,60 metros e pesar cerca de 350 quilos.
Peça ajuda
Em caso de encalhe mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.
Fonte: G1