EnglishEspañolPortuguês

OPERAÇÃO DE RISCO

Leão e lobo são retirados de zoo da Ucrânia em segurança após 4 dias de viagem

24 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Associated Press

O leão Simba e o lobo Akyla foram retirados em segurança de um zoo privado na cidade de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia. Devido a falta de tranquilizantes, os animais foram transportados por quatro dias em zonas de risco completamente acordados até chegarem a fronteira com a Romênia, onde encontrarão abrigo. A operação de salvamento contou com a ajuda do proprietário do zoo e um grupo de ativistas em defesa dos direitos animais, que temia pela sobrevivência de Simba e Akyla.

Os animais selvagens passaram quatro dias presos em gaiolas dentro de uma pequena van. Apesar dos animais estarem em um zoo e da responsabilidade pela guarda deles ser do proprietário, um ativista afirma que a compaixão precisa prevalecer. “Se há algo que essa guerra trouxe é uma cooperação incrível entre organizações. Todo mundo concordou que em tempos extremos temos que ter medidas extremas e decidimos fazer o possível para tirar esses animais da guerra”.

Foto: Reprodução | Associated Press

A viagem foi marcada por intercorrências. A van não conseguiu autorização para entrar na fronteira através de Siret e precisou atravessar as montanhas de Cárpatos, adicionando mais 1.000 quilômetros à viagem. “Foi uma decisão de nível central que a Romênia e a Ucrânia terão apenas uma única passagem de fronteira para animais de grande porte. Foi uma equipe de pessoas agindo de boa fé para fazer tudo o que podiam para resgatar esses animais”, disse o ativista.

Além do estresse, o leão Simba se feriu durante o transporte depois de se chocar contra à gaiola, mas não precisou de cuidados veterinários intensivos. Os animais passarão por um período de quarentena e, depois, seus futuros serão definidos. “Minha ONG aqui administra um abrigo de 300 cães, temos vacas, temos cavalos, mas nunca pensei em minha vida que viria resgatar um leão e um lobo. Esperamos que após essa guerra esses animais tenham uma vida melhor”, finalizou.

    Você viu?

    Ir para o topo