EnglishEspañolPortuguês

Leão chega a santuário ecológico e passa por exames clínicos

20 de julho de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Após 18 horas de viagem, o leão Alex chegou, no sábado (18) às 22 horas, na Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), em Cotia (SP). Hoje (20), o felino passará por exames gerais, como sangue e urina, para saber seu estado de saúde e tratamento dentário. Segundo a associação, o leão deve ficar isolado por um período de aproximadamente dois meses para observação e adaptação. “Ele ainda está debilitado e inseguro”, explica a bióloga Andréa Filomena.

A bióloga, que acompanhou a viagem, disse que o leão ficou tranqüilo durante todo o trajeto até a cidade paulista. “A experiência é sempre única, até porque cada animal é um ser, então é bem diferente. Ele veio muito bem, está bem equilibrado, fizemos um bom trabalho energético nele. Ele não se estressou, veio numa boa”, avalia. O animal teve as presas serradas e suas garras foram arrancadas, além de ter as patas espalmadas. Conforme análise de Andréa, o leão deve ter idade entre nove e 10 anos.

Alex está numa área especial construída no rancho, isolada dos demais felinos, mas pode vê-los através de uma tela. De acordo com idealizador e fundador do Rancho dos Gnomos, Marcos Pompeu, Alex ficou apreensivo ao encontrar os outros 13 leões que vivem no santuário ecológico e logo começaram a se comunicar.

O felino estava no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande, desde o dia 04 de julho passado, recebendo tratamento adequado e alimentação diária enriquecida com polivitamínico. O animal foi apreendido num circo em São Gabriel do Oeste. A legislação estadual proíbe apresentação de espetáculos circenses com animais exóticos ou nativos em Mato Grosso do Sul. A Promotoria de Meio Ambiente move processo jurídico para responsabilizar criminalmente os donos do circo Barnus.

Fonte: MS Notícias

    Você viu?

    Ir para o topo