A Latam Airlines fez um ajuste em suas regras de transporte de animais e, desde 1º de setembro, deixou de permitir que animais braquicefálicos viagem nos porões das aeronaves (processo conhecido pelo código AVIH). A informação foi confirmada pela empresa por meio de uma comunicação com as agências de viagens.
“Não será mais permitido o transporte de animais braquicefálicos se essa condição estiver indicada no atestado veterinário, ou seja, se o atestado emitido pelo veterinário indicar que a raça ou é o cruzamento de raças braquicefálicas, não serão aceitos para transporte. Além disso, a fim de padronizar o serviço oferecido por cargas para o transporte de animais no porão em todas as rotas, o tempo de conexão permitido é estendido para sete horas. E para itinerários com voos domésticos no Brasil o tempo de antecedência para solicitar o serviço é aumentado para 30 dias”, disse a empresa em nota.
A lista de animais não aceitos no porão dos aviões da Latam são listadas abaixo. Por outro lado, apenas animais pequenos são aceitos na cabine de passageiros, desde que cumpram os requisitos da empresa, explicitados em seu site.
Em geral, as empresas evitam transportar animais braquicefálicos dado o risco para os animais. Suas narinas estreitas e comprimidas, vias aéreas encurtadas e traqueias estreitas causam dificuldades respiratórias com risco de vida durante o transporte.
Fonte: Aeroin