Um lagarto de cauda encaracolada do norte (Leiocephalus carinatus) não sobreviveu após sofrer com uma constipação intestinal severa. O pequeno animal foi resgatado por uma equipe de biólogos com um volume abdominal saliente, que a princípio foi tratado como uma gestação, já que o lagarto era do sexo feminino.
Após submeter o pequeno réptil a uma tomografia, os especialistas acharam uma estranha massa que correspondia a cerca de 80% do peso do lagarto. Ele realizaram uma cirurgia e descobriram que havia uma grande quantidade pizza que obstruía o reto e impedia o animal de se alimentar, o que lhe causava um sofrimento intenso.
O caso do lagarto foi publicado na revista científica Herpetological Review. Segundo Natalie Claunch, uma das autoras do artigo, é um caso intrigante. “Quando o capturamos, assumimos que o animal [uma fêmea] estava pronto para pôr ovos. Mas quando fomos procurá-los, parecia que ele estava cheio de massinha”, disse.
A pesquisadora salienta que a condição do animal foi fruto de uma dieta inadequada devido à sua proximidade com os seres humanos. O bolo fecal composto de pizza comprimiu os órgãos internos do lagarto e causou danos irreversíveis. Infelizmente, o pequeno lagarto não sobreviveu ao procedimento cirúrgico.
O pesquisador Edward Stanley, outro autor do estudo, afirma que a situação do lagarto era extremamente desconfortável. “Fiquei impressionado com o pouco espaço que restava para todos os outros órgãos, ele tinha apenas um pequeno espaço na caixa torácica para o coração, pulmões e fígado”, afirmou.
O caso aconteceu na Flórida e foi publicado no último mês.
Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, independentemente do valor, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.