Karl Lagerfeld lança bolsa vegana e sustentável feita à base de cactos
Marca de moda de luxo Karl Lagerfeld lança sua primeira coleção feita com Desserto, um inovativo couro vegano feito de cacto
17 de abril de 2021
Henrique Delgado do Amaral e Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Reprodução/Instagram/VegNews/karllagerfeld
Esta semana, a casa de moda de luxo Karl Lagerfeld estreou sua primeira coleção vegana feita com couro de cacto. A marca fez parceria com a supermodelo e defensora de sustentabilidade Amber Valletta — amiga do falecido Karl Lagerfeld — para criar a coleção Lagerfeld x Amber Valletta que inclui Desserto, um couro vegano feito de nopal (cacto de figo da Índia) pelos empreendedores mexicanos Adrián López Velarde e Marte Cázarez.
Durante seu tempo de vida, Lagerfeld gostava de usar pelagem em suas coleções de moda. Porém, a interpretação de Valletta sobre os designs de Lagerfeld — a primeira colaboração da marca — usa uma versão de couro de cacto sustentável da icônica bolsa K/Kushion que vem em um tom verde escuro ou preto (colorida com pigmentos orgânicos) em um design plissado ou sem emendas.
A coleção também conta com uma versão de algodão GRS (global recycle standard, “padrão global de reciclagem” em inglês) da bolsa K/Kushion e bolsa nécessaire , além de uma carteira feita com o couro premiado Desserto. “Esta colaboração mostra que não precisamos abrir mão de estilo para fazer moda de forma responsável”, diz Valletta.
A coleção Lagerfeld x Amber Valletta — cujos preços variam de US$58 até US$470 — está disponível exclusivamente no website da Karl Lagerfeld e na plataforma de comércio eletrônico Zalando. Uma porção das vendas da coleção será doada à Ocean Cleanup, uma organização que trabalha para livrar os oceanos de plástico. Uma segunda coleção Lagerfeld x Amber Valletta com roupas prontas para vestir estreará em 2022.
Designers abrem mão de couro
Lagerfeld se junta a um crescente número de marcas de moda a optar pela incorporação de novos couros veganos feitos de outros materiais sustentáveis em suas coleções. Em 2020, a empresa de biotecnologia Bolt Threads fez parceria com grandes marcas de moda como Stella McCartney, Adidas, Lululemon, e Kering para trazer a elas acesso ao seu couro vegano de mylo (feito de micélio, o sistema de raiz de rápido crescimento dos cogumelos).
Mês passado, McCartney tornou-se o primeiro designer a demonstrar o uso de mylo em duas peças conceituais: um sutiã e calças. Outra empresa no âmbito de micélio, MycoWorks, está trabalhando com a marca de luxo Hermès para lançar uma nova versão de sua bolsa de mão Victoria feita através de Sylvania baseada em micélio.
Fora do espaço de design de luxo, outras empresas de moda agora usam couro à base de plantas feito de uma grande variedade de materiais como resíduos da indústria de vinho, abacaxis, plástico oceânico reciclado, e outras alternativas tanto ao couro animal quanto o couro vegano à base de plástico.