Esta semana, a vice-presidente americana Kamala Harris visitou o restaurante vegano de Las Vegas, Tacotarian, para provar seus tacos veganos. Harris veio ao restaurante seguindo recomendação de seu amigo e colega, o senador Cory Booker (D-NJ), que é fã da Tacotarian e segue a filosofia de vida vegana desde 2014.
A vice-presidente pediu dois tacos assados de cogumelos, dois super tacos, dois tacos de carne assada, e alguns molhos quentes caseiros para completar o pedido. A primeira em uma série de paradas ao redor do país, Harris esteve em Las Vegas para fazer promoção do Plano Americano de Resgate de US$1.9 trilhões.
A cofundadora do Tacotarian, Kristen Corral, revela que Harris foi gentil e passou o tempo conversando com a equipe e os visitantes do restaurante. “Não acreditamos nisso. Simplesmente estávamos aqui como em qualquer outro dia e alguém apareceu dizendo que era da Casa Branca e que a vice-presidente Kamala Harris estava a caminho para levar uma refeição. Aconteceu tudo tão rápido”, Corral disse à VegNews. “Mas ficamos lisonjeados em receber a vice-presidente dos Estados Unidos em nosso restaurante, fazendo um pedido a nós. Ainda estamos pasmos.”
A Tacotarian — cuja missão é “tornar Las Vegas vegana com um taco de cada vez” — abriu seu primeiro restaurante em Las Vegas em 2019 e o segundo em 2020. A loja é conhecida por sua forma inovativa de lidar com a culinária mexicana. Para o Mês Mundial Vegano (Novembro) em 2019, a Tacotarian criou “o maior taco do universo” que consistia de um taco de casca dura de aproximadamente 17cm de comprimento e largura, recheado com fritas, feijão, uma proteína vegana da escolha do cliente, pico de gallo, guacamole, queijo cheddar vegano, e creme.
Kamala Harris é vegana?
Durante sua visita ao Tacotarian, Harris disse a Corral que estava reduzindo a quantidade de produtos animais em sua dieta. “Quando ela chegou, nós tivemos a chance de conversar por alguns minutos e perguntamos sobre o veganismo, e ela disse que estava se alimentando de produtos veganos antes das 18 horas e que ouviu falar de nosso restaurante de seu bom amigo, o Senador Cory Booker”, diz Corral.
Durante sua campanha eleitoral, Harris demonstrou sua posição de encorajar os americanos a reduzirem seu consumo de carne. Na assembleia municipal da CNN em 2019, Harris respondeu uma pergunta sobre se ela apoiaria uma mudança nas diretrizes dietéticas para reduzir o consumo de carne vermelha. “Eu adoro cheeseburgers de tempos em tempos, de fato. Mas [também devemos considerar] o que fazemos em termos de criação de incentivos para comermos de forma saudável, de encorajarmos moderação, e de educarmos uns aos outros quanto ao efeito de nossos hábitos alimentares em nosso meio ambiente”, disse Harris. “Precisamos melhorar muito nosso trabalho em relação a isto e o governo precisa melhorar muito seu trabalho em relação a isto.”
Em dezembro de 2020, a Coalizão Feminina JIVINITI — um grupo diversificado de organizações compostas primariamente de mulheres de cor — desafiou Harris a aderir ao veganismo ao longo do mês de Janeiro. Apesar de Harris não ter respondido formalmente ao desafio, sua visita ao Tacotarian pode ser indício de que a vice-presidente americana tenha dado ouvidos ao pedido de consideração a uma mudança alimentar.