EnglishEspañolPortuguês

ALARMANTE

Jundiaí (SP) confirma 1º caso de gato com raiva desde 1983

Animal, que vivia em situação de abandono na região da Vila Arens, foi adotado por um morador que notou, no dia seguinte à adoção, sintomas neurológicos semelhantes aos da raiva.

7 de novembro de 2025
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Um gato foi diagnosticado com raiva em Jundiaí (SP) na terça-feira (04/11). É o primeiro caso de raiva em animal doméstico desde 1983 na cidade, conforme a prefeitura.

O felino, que estava em situação de abandono na região da Vila Arens, foi adotado por um morador, que relatou que o animal parecia saudável. No entanto, um dia após a adoção, o gato começou a apresentar sintomas neurológicos compatíveis com a raiva. Ele foi levado a uma clínica veterinária, que comunicou a suspeita da doença à Vigilância em Saúde Ambiental.

O diagnóstico foi confirmado por meio de análise laboratorial realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

A prefeitura informou que montou uma força-tarefa para mapear a área onde o animal foi encontrado. Cães e gatos com mais de três de idade podem receber gratuitamente a vacina antirrábica no posto fixo da prefeitura. O agendamento da aplicação deve ser feito pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Orientações

Em caso de mordedura, arranhadura ou contato com a saliva de animais suspeitos, a recomendação é lavar imediatamente o ferimento com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos e procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Todos os acidentes envolvendo cães, gatos, morcegos ou outros animais domésticos e silvestres devem ser comunicados à Vigilância Epidemiológica para acompanhamento adequado do caso.

Casos em morcegos

Somente em 2025, cinco morcegos testaram positivo para a raiva em Jundiaí. Em 2024, foram 10 registros. Em 2023, foram 17 casos.

O órgão orienta que, no caso de identificação de um morcego em situações incomuns, como no interior de casas e nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, o morador deve contatar imediatamente as equipes de Vigilância em Saúde Animal pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Se possível, o morador também pode isolar o cômodo onde o morcego foi encontrado e colocar um balde ou uma caixa em cima do animal.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo