Os animais do zoológico de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, não poderão mais ser retirados do local. O juiz Leopoldo Muylaert, titular da 3ª Vara de Fazenda de Niterói suspendeu na noite de quarta-feira (1) a exigência de ajustamento de conduta, que dava prazo de 120 dias ao zoológico para retirar os animais do estabelecimento.
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pediu ao Ministério Público do Rio de Janeiro em outubro do ano passado a remoção dos animais, porque as instalações do local não eram adequados.
Os animais que já foram retirados e estão no zoológico de Brasília, de Volta Redonda, do Rio de Janeiro e em criadouros. Não há data prevista para o retorno dos animais que já foram removidos do zoológico.
No dia 26 de maio, uma avaliação do Ibama afirmava que os animais do zoológico de Niterói viviam em espaços muito pequenos e que não oferecem condições mínimas de sobrevivência.
Até gatos foram encontrados nos ambientes do zoológico, o que, segundo a instituição, pode comprometer a saúde dos animais selvagens por conta do risco de transmissão de doenças.
Com informações do R7
Nota da Redação: Que justiça é essa que promove o sofrimento e a tortura de seres inocentes? É vergonhoso o tratamento dado a esses animais. Além de retirá-los da natureza para confiná-los em um zoo, eles são obrigados a viver sob as piores condições possíveis, dentro de áreas limitadas e artificiais. Isso caracteriza um duplo crime contra a natureza. Lugar de animal é livre, em seu habitat – bem longe da interferência humana.