Por Cris Segatto (em colaboração para a ANDA)
Depois de serem resgatados, pela ONG Operação Resgate e pela Guarda Municipal de Campinas, de péssimas condições de sobrevivência e maus tratos, o juiz José Evandro Melo, decidiu devolver os 8 cachorros ao seu “tutor”. A devolução acontecerá hoje, às 12h. As entidades protetoras irão protestar e estão mobilizando centenas de pessoas para que algo possa ser feito.
A decisão foi preferida pelo fórum regional da Vila Mimosa. Os cães das raças Spitz e Lhasa Apso foram encontrados pela Guarda Municipal, que ao constatarem as péssimas condições em que vivam, foram autorizados pela Justiça a retirarem os animais. Os cães foram encontrados sem dentes, com doenças de pele e sujos pelos próprios excrementos. Uma das fêmeas Spitz, que é uma raça de cães frágeis de pequeno porte, precisou passar por cirurgia. Por causa de problemas na bexiga, ela urinava sangue. A advogada que cuida do caso, Angélica Soares, teme não ser possível reverter a situação.
“Um absurdo está prestes a ocorrer!! Oito cães em condições de maus-tratos, que foram resgatados pelo grupo Operacão Resgate, irão voltar para o antigo tutor, que os confinava em gaiolas em condições insalubres” escreveu a protetora Luiza Mell em sua página na rede social.