EnglishEspañolPortuguês

MAUS-TRATOS

Jovens podem ser presos por uso de estilingues contra animais selvagens após denúncias de ataques em país europeu

Polícia relata aumento do porte de catapultas por estudantes, associa uso a comportamento antissocial e intensifica patrulhas após denúncias de ferimentos à vida selvagem

6 de janeiro de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Unsplash

A Polícia de Gwent, no País de Gales, passou a alertar pais e responsáveis de que crianças e adolescentes podem ser presos se forem flagrados portando estilingues em locais públicos. A iniciativa ocorre após autoridades policiais e da área da educação identificarem um aumento no uso desses dispositivos por alunos, especialmente em áreas urbanas e no entorno de escolas, em ataques contra animais.

Em parceria com o Conselho Municipal de Torfaen, a polícia começou a enviar cartas às famílias por meio das instituições de ensino. Segundo comunicado oficial, nas últimas semanas houve um crescimento no número de jovens carregando e utilizando estilingues — também conhecidos como catapultas — além de relatos envolvendo uma arma de pressão em espaços públicos. As autoridades afirmam que esses itens podem causar ferimentos, danos à propriedade e transtornos aos moradores.

Patrulhas após relatos de ferimentos à vida selvagem

De acordo com o jornal Wales Online, além das preocupações com a segurança pública, a Polícia de Gwent informou que agentes passaram a patrulhar áreas próximas a um canal em Pontypool após denúncias de que estilingues estariam sendo usados para ferir animais selvagens. No sábado (03/01), agentes comunitários realizaram rondas ao longo do canal, onde os relatos foram registrados, e a polícia anunciou que novas patrulhas serão feitas para garantir a proteção da fauna local.

Em nota, a corporação reforçou que as versões modernas de estilingues são mais potentes e têm sido associadas a comportamentos antissociais. O comunicado destaca que as catapultas podem ser enquadradas como armas ofensivas e lembra que portar uma arma em local público sem justificativa razoável pode resultar em prisão. A polícia afirmou ainda que não hesitará em apreender e destruir os dispositivos caso haja suspeita de uso criminoso.

A Polícia de Gwent também divulgou um novo alerta direcionado a pais e responsáveis em Cwmbran, após o aumento de relatos de comportamento antissocial no centro da cidade. As autoridades pedem que os adultos saibam onde seus filhos estão e o que estão fazendo, e orientam a população a denunciar qualquer incidente.

No País de Gales, a idade de responsabilidade criminal é de 10 anos. Isso significa que crianças a partir dessa idade podem ser presas e processadas criminalmente.

Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo