Dois jovens de Baião criaram uma associação para apoiar cães e gatos abandonados no concelho e evitar a reprodução excessiva daqueles animais domésticos.
A associação designa-se “Amor Animal” e é a primeira do género em Baião, concelho onde, disseram à Lusa João Fragoso e Isabel Santos Moura, há muito trabalho para fazer em prol dos animais de rua.
A esterilização de fêmeas de cães e gatos abandonados para controlar a reprodução excessiva é algo necessário no concelho para, defendem, evitar “o aumento de animais errantes.
Os dois fundadores explicam que nunca existiu no concelho uma associação exclusivamente dedicada a esta causa.
“Sabemos que temos um árduo e longo trabalho pela frente, mas o trabalho não nos desmotiva nem nos intimida”, prometeram.
O principal objetivo passa por criar um espaço onde possam ser recolhidos e tratados os cães e gatos abandonados.
“Procurámos ter um abrigo e não um canil”, frisaram os dirigentes da associação, que aguardam da Câmara de Baião o “apoio possível à causa”.
A associação também se propõe avançar com medidas que promovam a “adoção responsável dos animais”, tentando “dar-lhes um lar onde possam viver com a dignidade e cuidados que merecem”, avançaram.
Os dois elementos, ele de 39 anos e ela de 29, ambos funcionários públicos, disseram à Lusa que, desde muito novos, gostam de animais, o que os motiva nesta iniciativa.
“A ideia de criarmos uma associação surgiu de uma conversa casual em que expressámos a nossa necessidade de fazer algo em prol do bem comum”, contaram.
O percurso até à criação da associação foi “difícil”, mas os dois fundadores acreditam que as maiores dificuldades ainda estão para vir.
“As maiores dificuldades surgirão à medida que nos formos organizando. Estamos preparados para receber mais críticas do que ajudas. De qualquer forma, temos a nossa missão bem definida e estamos dispostos a dedicar-nos à causa de corpo e alma”, afirmaram.
Na primeira fase do projeto, vão ser organizadas campanhas de voluntariado, participando na angariação de alimentos para os animais, ações de sensibilização e angariação de associados, com o apoio das redes sociais.
*Esta notícia foi escrita, originalmente, em português europeu e foi mantida em seus padrões linguísticos e ortográficos, em respeito a nossos leitores.
Fonte: Porto Canal