Um jovem de 16 anos afirmou que pulou o muro da casa onde um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo (SP), na manhã desta sexta-feira (9), para salvar animais domésticos e os moradores. A aeronave saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Não há sobreviventes.
Segundo Felipe Magalhães Filho, quando ele ouviu o barulho do avião caindo na residência, que fica em um condomínio no bairro Capela, decidiu pular o muro. O adolescente disse ainda que conhecia os moradores e eles não queriam sair do imóvel por causa dos animais, muito amados pelos tutores.
“Eu sabia que era um casal conhecido aqui do bairro Capela, então eu dei uma de herói e pulei para tentar tirar o casal de senhor da casa e eles não queriam sair por causa dos animais (um gato e um cachorro), mas eu peguei os animais no colo e tirei o casal de senhor da casa”, disse o jovem, que é vizinho do condomínio.
O secretário de Segurança de Vinhedo ainda confirmou que, até a publicação, não há vítimas externas, ou seja, que estavam fora do avião. As vítimas são apenas os ocupantes da aeronave. No entanto, nenhum resgate foi realizado.
“Todos os órgãos, polícia, bombeiro, inclusive de outras cidades, estão dando apoio. O avião atingiu o quintal de uma das casas [do condomínio]. Bem próximo de uma casa com pessoas em casa, mas não temos, a princípio, vítimas externas. A gente ainda não tem informações exatas sobre quantidades. Não fizemos trabalho de resgate ainda”, explicou Osmir Cruz.
Segundo a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, companhia aérea dona da aeronave, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.
“A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, informou a Voepass.
A Força Aérea Brasileira informou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Cenipa, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a “Ação Inicial da ocorrência”.
Segundo o governo de São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), “está retornando para o estado de São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes”.
Fonte: G1