Com apenas 16 anos e apaixonada por animais com deficiência desde a infância, a estudante do 2º ano do ensino médio Shaine Kilyun está há três anos se dedicando para garantir que cães e gatos com mobilidade reduzida tenham acesso a cadeiras de rodas gratuitas.
Residente em Minnesota, nos Estados Unidos, Shaine pensou na iniciativa após assistir a alguns tutoriais no YouTube. Com isso, abriu sua própria fundação para construir cadeiras de rodas artesanais para animais domésticos.
“Eu adoro animais e queria fazer a diferença de alguma forma”, disse Shaine à emissora FOX-9.
A produção destes mini-veículos trazem conforto e mobilidade para os animais, mudando suas vidas para melhor e até salvando alguns que poderiam ser sacrificados. “Salvei algumas vidas e realmente espero salvar mais”, afirma a estudante.
De acordo com o site Razões Para Acreditar, desde o lançamento das cadeiras “Wheelies”, como foram batizadas, a jovem cobra somente pelo custo dos materiais. O objetivo é tornar-las acessíveis e visar o bem-estar animal, não o lucro.
No mercado, uma cadeira de rodas pode custar U $1.000, enquanto na fundação o preço é de apenas U $300.
Ainda segundo o site, até o momento foram criadas meia dúzia de modelos de suporte frontal, suporte total e suporte traseiro, dependendo das necessidades particulares do animal e projetou dispositivos de mobilidade para tudo, desde um minúsculo chihuahua em Ohio (no nordeste dos EUA) a um dogue alemão em Oregon (no noroeste estadunidense).
Expandindo o alcance
Além de cães e gatos, Shaine criou um “auxiliar de locomoção” único para um ouriço. O próximo desafio é produzir um carrinho de rodas para um pato com deficiência.
E as boas notícias não param por aí! Nos últimos meses, a estudante expandiu seu trabalho para incluir animais domésticos em abrigos.
Seu primeiro cliente foi o Scooter, um cachorrinho paraplégico que veio da Arábia Saudita para os EUA por meio da ONG “Home For Life Animal Sanctuary”, que oferece uma chance de vida a animais de estimação que podem ser considerados “inadotáveis”.
Para Lisa Leverdiere, que trabalha com a organização, a iniciativa de Shaine é absolutamente essencial, principalmente em tempos em que é difícil arrecadar dinheiro.
Felizmente, muitas pessoas simpatizam com a causa e estão dispostas a contribuir financeiramente para ajudar nos custos da fundação. Emocionada com a generosidade das pessoas, Shaine espera continuar realizando um bom trabalho e ajudar diversos outros animais.
Confira o vídeo da FOX-9