Uma jovem baleia ferida no focinho encalhou em uma praia no sul de Atenas nessa semana. A polícia portuária e especialistas em vida marinha realizaram o resgate do animal.
“Um patrulheiro da polícia portuária e mergulhadores do centro grego de salvamento de cetáceos Arion estão no local para resgatar a baleia”, disse à AFP um representante da Guarda Costeira.
Imagens transmitidas pela televisão pública ERT mostraram um veterinário no momento em que coletava uma amostra de sangue do debilitado animal. O cetáceo movia lentamente sua cauda na água, perto da praia de Flisvos, no município portuário de Falero.
Aimilia Drougas, oceanógrafa e cofundadora da Arion, contou que “a baleia da espécie Ziphius cavirostris é bastante comum no mar Egeu e no mar Jônico, e também na costa de Creta”.
As equipes da instituição encontraram o animal na quinta-feira (27), a cerca de 15 km de distância, próximo à praia de Vouliagmeni, e tentaram conduzi-la para o mar.
Na sexta-feira, porém, a baleia ferida encalhou em Flisvos. Segundo os especialistas, se trata de um indivíduo jovem.
Drosos Koutsoubas, professor de biologia marinha da Universidade do Mar Egeu, explicou o provável motivo de o animal ter se ferido. “Normalmente, as hélices de grandes embarcações causam essas lesões nas baleias”.
A espécie Ziphius cavirostris, é uma baleia de tamanho médio que se assemelha com golfinhos e tem comprimento máximo de sete metros. Ela costuma mergulhar a uma profundidade de entre 1.000 e 4.000 metros, finaliza Aimilia Drougas.
Fonte: Estado de Minas