EnglishEspañolPortuguês

CONSCIÊNCIA

Jornalista arrisca a própria vida para denunciar a situação dos animais na Ucrânia

18 de março de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram | @danielsilva_tv

O jornalista chileno Daniel Silva, correspondente internacional do portal Meganoticias, se arriscou em meio a bombardeios para filmar e mostrar a realidade de um dos abrigos de animais na Ucrânia. O local acolhe atualmente mais de 300 cães e sofre com a incerteza quanto ao futuro e a ameaça de ser atingido por mísseis a qualquer momento.

Daniel explica que os responsáveis pelo abrigo afirmam que a demanda triplicou desde o início da guerra, pois muitos animais se separaram dos seus tutores. “Eles não entendem o que aconteceu, mas sentem a ausência de seus entes queridos. Esses filhotes fazem parte de famílias, têm humanos que os amam, cuidam deles e agora estão sozinhos”.

O repórter conta que os animais estão sobrevivendo graças à coragem de ativistas que se recusam a abandoná-los. “As outras vítimas da guerra na Ucrânia, centenas de cães estão esperando para ver seus tutores novamente. Alguns foram abandonados por famílias que fugiram do país, mas outros foram entregues temporariamente”, disse Silva.

Uma das porta-vozes do abrigo afirma que não julga as pessoas que, infelizmente, por algum motivo, não puderam levar seus animais e, espera, sobreviver e ajudar esses cães a reecontrar seus tutores no futuro. “Muitos foram entregues temporariamente no abrigo, mas outros foram abandonados a caminho durante a fuga”, explica o repórter.

O correspondente explica ainda que decidiu arriscar a própria vida para registrar as imagens, porque sentiu que precisava mostrar ao mundo que a guerra faz vitimas silenciosas. Ele espera que as imagens alcencem instâncias que tenham o poder e a vontade de fazer a paz e a compaixão vencerem, pois há muitas vidas inocentes em risco.

    Você viu?

    Ir para o topo