EnglishEspañolPortuguês

Joinville (SC) amplia programa de controle populacional de cães e gatos

25 de março de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Divulgação
Divulgação

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), está ampliando o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, que prevê a esterilização/castração cirúrgica e implantação de microchips em cães e gatos com início em 4 de abril.

Consolidada a fase de credenciamento de entidades e protetores individuais, iniciada em janeiro, será agora aberta a segunda fase em que os tutores dos animais poderão agendar a castração diretamente na Sema. O programa atenderá animais de tutores ou responsáveis com renda familiar de até três salários mínimos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) da Secretaria de Assistência Social.

De posse do CadÚnico, o primeiro passo dos interessados é fazer o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3433-2230. Ali a pessoa receberá autorização de castração e poderá escolher entre uma das seis clínicas veterinárias credenciadas.

Na primeira fase do Programa, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram autorizadas 3.000 castrações para entidades protetoras e protetores individuais.

A proposta da Secretaria do Meio Ambiente é efetivar a ação de castração e microchipagem em um programa longo prazo como forma de controlar efetivamente a população de cães e gatos.

Para o ano de 2016 o orçamento da Sema reservou a verba de R$ 1 milhão para o programa.

Cadastro e atendimento

Pessoas físicas – Fazer o CadÚnico na Secretaria de Assistência Social (renda familiar de até três salários mínimos) e agendar atendimento na Sema pelo telefone 3433-2230 para pegar autorização de castração.

O que é castração – É um procedimento cirúrgico para impedir que se reproduzam sem controle. Consiste na retirada do útero, trompas e ovários nas fêmeas e testículos nos machos. A cirurgia é feita com anestesia geral e analgesia adequada. É uma cirurgia simples, não precisa de internação e, em torno de uma semana, o animal está totalmente recuperado.

Benefícios – A castração tem como vantagens melhorar a qualidade e aumentar o tempo de vida do animal, diminuir o risco de doenças nas vias uterinas, câncer de mama, útero, próstata e testículos.

O que é microchipagem – Objetivo da implantação dos microchips, é facilitar a localização do tutor (responsável), reduzindo o abandono e facilitando o controle populacional e de zoonoses (doenças).

No microchip constará um número de identificação do animal e os dados do seu responsável.

Fonte: Prefeitura de Joinville

Você viu?

Ir para o topo