EnglishEspañolPortuguês

CONSCIENTIZAÇÃO

Jogos Olímpicos de Paris servirão mais opções de alimentos sem carne ao público e atletas

60% da comida servida ao público e 33% aos atletas não terão carne, superando todas as outras edições da Olimpíadas

9 de julho de 2024
Júlia Zanluchi
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, na França, estão introduzindo uma grande oferta de culinária vegetariana aos jogos, superando edições anteriores. Foi anunciado que 60% da comida servida ao público geral durante o evento será sem carne e 80% de todos os pratos serão provenientes de produtos locais.

Apesar da França não ser particularmente conhecida por sua culinária amigável aos veganos, os organizadores querem mudar essa imagem e diminuir a pegada de carbono. Os franceses consomem o dobro da quantidade de carne em comparação com a média global, tendo o maior consumo de carne de bois e bezerros por habitante na Europa.

“É também nossa responsabilidade educar as pessoas que estarão envolvidas em Paris 2024”, disse Tony Estanguet, presidente de Paris 2024, em um comunicado. “É um dever coletivo agora mudar nossos hábitos e definitivamente reduzir nossa pegada de carbono. Então, quando você comprar comida no local, também deve experimentar a comida vegana que é servida porque, em termos de sabor, é muito boa.”

O restaurante na Vila Olímpica dos atletas, que servirá 40 mil refeições por dia e estará aberto 24 horas, se tornará o maior restaurante do mundo, com espaço para 3.500 pessoas. 33% da comida será à base de plantas e, pela primeira vez, os aproximadamente 15 mil atletas comerão em pratos laváveis em vez de descartáveis.

Pela primeira vez, uma empresa de substitutos de carne à base de plantas, Garden Gourmet, uma subsidiária da Nestlé, é patrocinadora olímpica. Ela oferecerá hambúrgueres sem carne, falafels, nuggets, filés e atum vegano.

Infelizmente, não são todos os produtos da Garden Gourmet são veganos, alguns ainda contêm ovos na composição.

    Você viu?

    Ir para o topo