Champ, o cachorro mais velho do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, morreu aos 13 anos de idade. A morte foi anunciada através das redes sociais de Biden, que lamentou ter que se despedir de seu fiel companheiro.
“Nossa família perdeu nosso amado companheiro Champ hoje. Eu sentirei a falta dele”, escreveu o presidente, que mencionou ainda a lealdade de Champ, que sempre esteve ao lado da família em todos os momentos de felicidade e também durante as dificuldades.
“Em nossos momentos mais alegres e em nossos dias mais tristes, ele estava lá conosco, sensível a todos os nossos sentimentos e emoções não ditos. Amamos nosso doce e bom menino e sentiremos sua falta sempre”, relembrou Biden.
A causa da morte do cachorro não foi anunciada. Por meio de um comunicado, a família informou apenas que “Champ morreu pacificamente em casa” . “Nós vamos sentir falta dele para sempre. Ele foi nosso companheiro constante e querido durante os últimos 13 anos e era adorado por toda a família Biden”, completou.
O nome do cachorro, inclusive, não foi decidido atoa. Uma escolha dos netos do presidente dos Estados Unidos, Champ é uma abreviação para a palavra “champion”, que significa “campeão” em português. O nome tem relação com uma frase dita pelo pai de Biden e relembrada por ele durante discursos de campanha para a eleição de Barack Obama em 2008. “Sempre que você cair, campeão, levanta-se”, dizia o pai.
Na ocasião dos discursos, Biden concorria ao cargo de vice-presidente dos Estados Unidos em uma chapa na qual Obama era o candidato à presidência. Após a vitória da dupla, Biden ganhou Champ de sua esposa Jill, que havia prometido trazer um animal para casa após as eleições.
A morte de Champ ocorre pouco mais de um mês depois de Bo, cachorro de Obama, também morrer.